22.9 C
Paraná
quinta-feira, fevereiro 27, 2025
spot_img
InícioSaúdeSurgiu um terçol no meu olho! O que faço...

Surgiu um terçol no meu olho! O que faço para curar isso?

spot_img

Se alguém já encontrou algo que parecia uma espinha na pálpebra, é provável que tenha sido um terçol. A melhor maneira de lidar com ele é mantendo a pálpebra limpa e hidratada, assim como o resto do rosto. Isso porque um terçol, embora não seja tecnicamente uma espinha, é semelhante a uma, já que é causado por um entupimento. “Um terçol é causado pelo bloqueio das glândulas sebáceas da pálpebra, ou glândulas meibomianas, que leva a uma infecção bacteriana”, explica a dermatologista Dra. Carmen Castilla. “Ele se parece com uma protuberância vermelha e inchada ao longo da linha dos cílios, semelhante a uma espinha.”

Assim como uma espinha, não se deve espremer um terçol. E, ao contrário de uma espinha, não há um tratamento localizado equivalente, como os usados para acne. Em vez disso, dermatologistas recomendam lavar a pálpebra com um limpador suave, remover a maquiagem e usar compressas quentes como as melhores opções para tratar e prevenir terçóis. Se alguém quiser tentar outras opções, especialistas sugerem produtos que não irritem ainda mais a área dos olhos e que possam ajudar a combater a bactéria responsável pelo terçol, embora esses produtos não mudem o curso natural do terçol — ele ainda precisa seguir seu ciclo.

Aqui estão algumas recomendações de especialistas quais rótulos procurar nos seus produtos para um tratamento eficaz:

Hipoalergênico: Como alérgenos podem causar mais irritação, vale a pena procurar por produtos com esse rótulo.

Sem fragrância: Fragrâncias podem causar irritações, por isso é importante escolher fórmulas sem fragrância para produtos usados perto dos olhos.

Base oleosa: Produtos à base de óleo, como cremes de limpeza balm, são mais eficazes para remover maquiagem resistente, como rímel à prova d’água.

Ao tentar tratar um terçol, é importante lembrar que os tratamentos não necessariamente aceleram a cura. “Eles realmente não fazem muito além de aliviar parte da inflamação e do desconforto”, diz o dermatologista Dr. Bruce Robinson. “Existem colírios hidratantes, lenços medicados e soluções de limpeza, mas infelizmente nenhum deles muda o curso do terçol — eles apenas tornam o processo mais confortável até que o bloqueio se resolva sozinho ou até que um dermatologista seja consultado.” Por si só, os terçóis geralmente desaparecem em uma a duas semanas.

Sabendo disso, Robinson recomenda garantir que qualquer produto usado, seja um limpador, um lenço de limpeza ou um spray, seja hipoalergênico e sem fragrância, pois esses componentes podem ser irritantes. “Um sabonete suave pode ajudar a quebrar o excesso de óleo, evitando que o terçol piore ou se espalhe”, acrescenta Castilla. “Também pode prevenir o agravamento ao remover bactérias.”

Alguns produtos também contêm agentes antibacterianos, o que pode ser útil. Castilla recomenda especialmente o ácido hipocloroso, por ser suave e eficaz.

Por fim, Robinson também sugere procurar por limpadores com base oleosa. “Se você tem uma condição inflamatória na pele, algo mais oleoso é mais calmante e hidratante”, explica ele. “É mais lubrificante do que uma base aquosa e pode ser mais suave ao remover a maquiagem.”

Leia também: Produtos sem glúten são mais caros e menos nutritivos

Estilo de vida influencia no envelhecimento e aparência física

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui