22.4 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioGeralTecpar amplia produção da vacinas veterinária

Tecpar amplia produção da vacinas veterinária

spot_img

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) firmou nesta quinta-feira (20 de junho) um acordo de cooperação tecnológica com a empresa argentina Biogénesis Bagó Saúde Animal. A parceria, assinada na presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior no Palácio Iguaçu, visa aumentar a capacidade produtiva do Tecpar e ampliar a garantia de fornecimento de vacina antirrábica veterinária.

O Tecpar, pioneiro no controle da raiva desde 1944, tem sido fundamental no Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), iniciado em 1973. O instituto atende historicamente à demanda do Ministério da Saúde, distribuindo gratuitamente a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), alinhado ao conceito de Saúde Única.

O governador Ratinho Junior destacou que o acordo fortalece o polo biotecnológico paranaense, modernizando o Tecpar e apoiando o desenvolvimento econômico do estado. “A parceria com a Biogénesis Bagó ajuda a fortalecer o Paraná como um polo de biotecnologia, impactando na geração de emprego e renda”, afirmou.

Celso Kloss, diretor-presidente do Tecpar, explicou que o novo acordo ampliará a oferta de imunizantes e permitirá que a vacina antirrábica veterinária alcance novos públicos. O instituto também se colocou à disposição da Organização Pan-Americana da Saúde para fornecer a vacina a outros países do continente.

Aldo Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ressaltou que a parceria potencializará a capacidade produtiva do Tecpar e atrairá investimentos para o Paraná. “Essa parceria reforça o papel do Tecpar como laboratório público estratégico na área da saúde”, observou.

Marcelo Alejandro Bullman, presidente da Biogénesis Bagó no Brasil e América Latina, enfatizou o desejo da empresa de fortalecer sua presença no Paraná. “Queremos continuar colaborando no fornecimento da vacina para o Ministério da Saúde e melhorar a capacidade produtiva do Tecpar, além de atuar no segmento de biotecnologia no estado”, afirmou.

Esta cooperação representa um passo significativo para o fortalecimento da produção de vacinas antirrábicas no Paraná, consolidando o estado como um importante centro de biotecnologia e contribuindo para a saúde pública nacional e possivelmente internacional.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui