21.7 C
Paraná
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioCiênciaTelescópio da NASA no outro lado da lua estudaria...

Telescópio da NASA no outro lado da lua estudaria a “Idade das Trevas” do universo

spot_img

A NASA e o Departamento de Energia estão trabalhando juntos em um ambicioso projeto lunar para aprender mais sobre nosso vasto e misterioso universo. O radiotelescópio Lunar Surface Electromagnetics Experiment – Night (LuSEE-Night), que será construído e colocado em operação no outro lado da Lua como parte de um projeto maior para estudar a idade das trevas do universo, foi anunciado pelas duas organizações.

As temperaturas na superfície da Lua podem oscilar entre 250 graus Fahrenheit (120 graus Celsius) e -280 F (-173 C), o que pode interromper a coleta de informações e influenciar os instrumentos a congelar. O objetivo principal do LuSEE-Night, uma missão de demonstração, não é coletar dados científicos, mas sim sobreviver ao ambiente hostil no outro lado da lua e testar a viabilidade de colocar futuros telescópios lá. Será um bônus bem-vindo coletar quaisquer observações de rádio.

De acordo com o comunicado de imprensa da NASA, “LuSEE-Night é um experimento fascinante que nos aproximará de observar algo que nunca pudemos observar antes – o sinal da Idade das Trevas”. A NASA e o DOE estão criando as condições para uma exploração bem-sucedida da cosmologia da Idade das Trevas nas próximas décadas por meio dessa colaboração.

Por estar protegido da barragem constante de ondas de rádio que vêm da superfície da Terra, o outro lado da lua é o local ideal para um radiotelescópio como o LuSEE-Night. Além disso, a Lua carece de uma forte ionosfera, que também pode bloquear as ondas de rádio que um telescópio pode captar. O LuSEE-Night usará quatro antenas para coletar sinais de rádio entre 0,1 e 50 megahertz de sua localização estratégica.

Antes que estrelas e galáxias começassem a se formar e iluminar o espaço, a chamada “Idade das Trevas” ocorreu aproximadamente 380.000 a 400 milhões de anos após o Big Bang. Segundo a NASA, o melhor lugar para coletar esses sinais é no outro lado da Lua, porque as ondas de rádio são a única evidência da Idade das Trevas.

O Rádio Telescópio da Cratera Lunar, um conceito semelhante para um telescópio, recebeu financiamento da NASA em 2020. Este projeto exigia a construção de um telescópio semelhante a Arecibo em uma cratera natural no outro lado da Lua. A NASA forneceu US $ 500.000 em financiamento para o Lunar Crater Telescope, que também visa coletar ondas de rádio desde os primeiros dias do universo.

Em uma missão do Commercial Lunar Payload Services, o LuSEE-Night pode ser lançado em 2025. O receptor de rádio, a eletrônica e os sistemas de energia do telescópio serão desenvolvidos pelo Brookhaven National Laboratory, enquanto vários hardwares de antena serão desenvolvidos pelo Lawrence Berkeley National Laboratory, conforme declarado pelo DOE.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui