O frio polar que atingiu o Paraná no final de semana começa a ceder nesta terça-feira, a temperatura mínima vai ser de cinco graus na madrugada e às 14h chegará aos 21 graus, segundo o Simpar.
Mas no final de semana o frio castigou 91% dos municípios paranaenses, dos 57 locais monitorados, apenas Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Cambará e Santo Antônio da Platina, situados no Norte e Norte Pioneiro, não bateram recordes em 2024.
No domingo (30), General Carneiro, na região Sul, marcou a menor temperatura com -3,5ºC. Outras cidades com temperaturas negativas incluíram Palmas (-3,3ºC), São Mateus do Sul (-2,1ºC), Inácio Martins (-2,0ºC), Guarapuava (-1,5ºC), Lapa (-1,0ºC), Pinhão (-0,7ºC) e Fazenda Rio Grande (-0,6ºC). União da Vitória (0,1ºC), Colombo (0,5ºC), Pato Branco (0,5ºC), Pinhais (0,6ºC), Francisco Beltrão (0,7ºC) e Irati (0,9ºC) registraram temperaturas próximas de zero grau. Em Curitiba, os termômetros marcaram 2ºC.
Em Londrina, segunda maior cidade do Paraná, a maior parte da madrugada esteve em torno de 10 graus, durante a tarde a temperatura chegará ao pico de 25 graus e na quarta-feira o friozinho será em torno de 13 graus.
Em Maringá, terceira maior cidade do Paraná, o frio foi mais ameno na madrugada, a mínima bateu os 14 graus, às 14h, o calorzinho estará em 27 graus, considerado baixo para os padrões climáticos da cidade, sempre acima dos 30 graus na maior parte do dia, na quarta-feira o início do dia começa com temperaturas em torno de 13 graus.
Previsão do tempo – A partir desta semana, o frio começa a se dissipar no Paraná, com as temperaturas subindo gradativamente. Em Guarapuava, a previsão é de máxima de 23º. Jacarezinho deve atingir quase 30ºC.
A massa de ar frio vai perder força a partir de quarta-feira e não há previsão de geadas, exceto no extremo Sul do estado. As temperaturas ficarão mais agradáveis e, no fim da semana, há possibilidade de chuva.