Duas narrativas persistentemente negativas sobre o negócio de jogos este ano indicam que a indústria está um tanto condenada à medida que entramos no último mês do ano.
Primeiro, as vendas diminuíram. Em segundo lugar, o cronograma de lançamento foi dizimado por atrasos, então há poucas chances disso mudar.
Mesmo que isso vá contra quase todas as partes de mim, vamos tentar sorrir sobre isso.
Sim, as vendas caíram e houve relatórios negativos de demissões, reestruturações, congelamento de contratações e outras medidas semelhantes. No entanto, é importante observar que um conceito que ganhou popularidade durante o boom da pandemia ainda é válido. muito melhor do que antes da pandemia, apesar do impulso decrescente de um público cativo.
Mesmo que o total daquele ano tenha diminuído em dois meses acentuadamente abaixo para começar o ano antes de tudo bater no ventilador, estamos até 14% acima do ritmo que foi impulsionado pela pandemia em 2020.
Será que o elevador ficará um pouco mais confuso antes de atingirmos outro padrão? Muito possível. Seja como for, as ofertas de equipamentos ainda são sólidas e não faltam pessoas com fome de novos encontros, independentemente de eles também combinarem seus jogar com delícias recentemente ilegais como “assistir a um filme” ou “assistir a um show”.
Independentemente de como as tendências de consumo e os fatores macroeconômicos se desenrolem, os desenvolvedores e editores se beneficiariam mais concentrando-se em controlar o que podem controlar, ou seja, fazer e promover bons jogos.
Isso nos leva à questão do cronograma de lançamento e à noção de que o cronograma de lançamento para 2022 tem sido relativamente fraco.
Como o NPD não terá os dados de vendas de novembro por um tempo, vamos começar analisando os dez primeiros e os 20 principais totais dos primeiros dez meses de 2022.
É interessante que a adição de 11 novos lançamentos ao pool resultou apenas na duplicação do número de posições nas paradas. Na verdade, observamos isso acontecendo ano após ano. Em geral, é muito mais provável que novos jogos apareçam no Top Ten do que nas posições 11-20. Houve apenas dois meses nos 58 meses de dados do NPD desde janeiro de 2018, quando a faixa 11-20 teve mais novos lançamentos do que o Top Ten. Existem algumas explicações possíveis, mas quando se trata de novos lançamentos, a indústria ainda é muito “Vá em grande ou vá para casa”.
No entanto, 42 novos títulos no Top 20? Um normal de mais de quatro por mês? Isso parece alto para um “ano de baixa”, não é? Vamos em frente e listar todos os 42 dos dez principais novos lançamentos, caso você seja como eu e não sinta que vimos tantos jogos grandes este ano. Considere que estou fazendo questão se parecer feio ou quebrar a formatação do site de alguma forma.
- Ghostwire: Tokyo
- Triangle Strategy
Bayonetta 3
Soul Hackers 2 - FIFA 23
- NBA 2K23
- F1 22
- Fire Emblem Warriors: Three Hopes
- Dying Light 2: Stay Human
- Total War: Warhammer 3
- Gran Turismo 7
- Kirby and the Forgotten Land
- Pokémon Legends: Arceus
- Rainbow Six Extraction
- Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin
- Tiny Tina’s Wonderlands
Elden Ring - Horizon Forbidden West
- MLB: The Show 22
- WWE 2K22
- Lego Star Wars: The Skywalker Saga
- Nintendo Switch Sports
The Quarry
Digimon Survive - Madden NFL 23
- Saints Row
- Evil Dead: The Game
- Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection
- Star Ocean: The Divine Force
- Dragon Ball: The Breakers
- Mario Strikers Battle League
Multiversus - Xenoblade Chronicles 3
- Mario + Rabbids: Sparks of Hope
- Sonic Origins
Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R - Call of Duty: Modern Warfare 2
- Gotham Knights
- NHL 23
- Splatoon 3
- The Last of Us Part 1
- PGA Tour 2K23
Imagine qual deve ter sido o total para 2021, quando todas as empresas de jogos de capital aberto estavam pensando em adquirir a divindade de sua escolha, a indústria estava quebrando recordes e os dias mensais de vendas de NPD eram de sol e rosas!
31 – O número total de novos lançamentos em 2021 que, em outubro de 2021, alcançou o Top Ten na parada NPD.
36 – O número total de novos lançamentos de 2021 que, em outubro de 2021, alcançaram o Top 20 na parada NPD.
O recorde de entrega de 2022 recebe muitas críticas, mas está se mantendo muito bem em relação ao ano passado e parece ter um cronograma de entrega essencialmente mais profundo de sucessos de apoio.
Então, vamos ver como os números se comparam a 2020.
23 – O número total de novos lançamentos de 2020 que alcançarão o gráfico NPD Top Ten até outubro de 2020.
33 – O número total de novos lançamentos de 2020 que alcançarão o gráfico NPD Top 20 até outubro de 2020.
É possível que isso fosse esperado. A pandemia atrapalhou os planos de todos, causando inúmeros atrasos, mesmo com os jogos lançados, como Animal Crossing: New Horizons, Final Fantasy 7 Remake, Spider-Man: Miles Morales, The Last of Us Part 2 e Assassin’s Creed Valhalla eram frequentemente da variedade de mega-sucessos, que parece ter estado ausente este ano.
Ainda assim, os jogos deste ano tiveram que gastar muito mais de seus ciclos de desenvolvimento no novo normal de trabalho remoto, e ainda não é como se os atrasos da pandemia tivessem acabado.
E quanto a 2019, no entanto? Como o cronograma para 2022 se compara ao de um ano “normal”, quando o trabalho remoto era desaprovado, a menos que viesse de um país com salários e custo de vida mais baixos?
37 – O número total de novos lançamentos de 2019 que alcançaram o Top Ten no gráfico NPD em outubro de 2019.
43 – Até outubro de 2019, o número total de novos lançamentos de 2019 que chegaram ao gráfico NPD Top 20.
Ok, há muito mais jogos grandes no topo da tabela, embora o total dos 20 melhores seja quase o mesmo do ano passado. No entanto, 2019 foi uma exceção entre os anos sem pandemia?
Na verdade, incluímos os números de 2018, 2017 e 2016 no gráfico abaixo depois de refazer nossos passos. Temos apenas os dez primeiros números de 2016 e 2017, já que o NPD só aumentou seu gráfico mensal de dez jogos para 20 jogos na metade de 2017.
A resposta à sua pergunta sobre como incluir os números de novembro e dezembro afetaria as coisas é “não muito”. Dezembro é exatamente o oposto de novembro, que normalmente é um mês acima da média para novos lançamentos. de cinco para sete títulos para o Top Ten (2016, 2017 e 2021), com a safra abundante de 2020 impulsionada por dois consoles de próxima geração, a blitz de mundo aberto da Ubisoft e o atraso de dezembro do Cyberpunk 2077.
2022 pode acabar nessa faixa de cinco a sete também com o lançamento de God of War Ragnarök, Pokémon Scarlet/Violet, Midnight Suns, Callisto Protocol, Sonic Frontiers e Final Fantasy 7 Crisis Core Reunion. No entanto, essa possibilidade parece ser prejudicada pela descoberta mais recente do NPD de que os jogos Pokémon emparelhados compartilham um único espaço nas paradas, ao contrário de Pokémon Let’s Go Pikachu e Evee e Pokémon Sword and Shield.
Minha própria conclusão deste exercício é que os novos lançamentos deste ano não receberam elogios suficientes. Embora a indústria não esteja produzindo jogos de sucesso no mesmo ritmo de antes da pandemia, não está muito longe do alvo e 2022 terá mais novos lançamentos no Top 20 de 2021 e 2020.
Os novos jogos de 2022 têm sido tão atraentes para os consumidores quanto os dos anos anteriores em comparação com o restante dos jogos disponíveis (que é o que este exercício pode demonstrar mais claramente para nós). sugere para mim que este é simplesmente o começo da maré baixa da maré alta que ergueu todos os barcos alguns anos atrás, e que talvez a recessão global esteja acelerando isso, er… recessão.
A má notícia é que as vendas estão caindo e é improvável que a indústria seja capaz de fazer muito a respeito. Mesmo que todos os jogos atrasados fossem lançados este ano e a indústria visse um pouco mais de crescimento, isso significaria apenas pagar por o Paul do ano seguinte tirando o dinheiro dos jogos que foram adiados. A humilhação sempre iria ocorrer.
A boa notícia é que provavelmente é apenas uma queda temporária até encontrarmos um novo normal. Os desenvolvedores parecem estar no caminho certo para se adaptar ao desenvolvimento da era pandêmica e produzir novos jogos desejáveis quase no mesmo ritmo de antes.