Um homem na Polônia descobriu algo totalmente inesperado enquanto procurava um componente mecânico fora do lugar.
De acordo com um comunicado de imprensa de 2 de março do Conservador Provincial de Monumentos de Lublin, um membro da família de Micha otys solicitou assistência para localizar um componente perdido de uma máquina agrícola. Otys começou sua busca pelo componente perdido em um campo atrás de uma fazenda em Zaniówka com um detector de metais adquirido recentemente.
Ele descobriu riquezas escondidas quando algo acionou o detector de metais. As fotos revelam que um frasco parcialmente rachado continha centenas de moedas enferrujadas.
As autoridades arqueológicas locais foram notificadas da descoberta de Ottys e vieram inspecionar os achados, de acordo com o comunicado de imprensa.
O cache, de acordo com os arqueólogos, continha cerca de 1.000 moedas. Segundo as autoridades, as moedas incluíam xelins e coroas da Lituânia do século XVII. O tesouro foi colocado na jarra, vestido e enterrado.
Devido à deterioração causada pelo envelhecimento, o recipiente de barro de 400 anos derramou algumas moedas no solo próximo. As imagens mostram algumas peças da jarra e o desenvolvimento da coloração azul-esverdeada das moedas.
Segundo as autoridades, o tesouro, inicialmente descoberto em 26 de fevereiro, será entregue ao Departamento de Arqueologia do Museu do Sul de Podlasie em Biaa Podlaska.
Na fronteira Polônia-Bielorrússia-Ucrânia, Zaniówka fica na região de Lublin, cerca de 160 quilômetros a sudeste de Varsóvia.