22.5 C
Paraná
sábado, setembro 7, 2024
spot_img
spot_img
InícioDestaquesTrabalhadores da Catedral de Notre Dame descobrem túmulo antigo

Trabalhadores da Catedral de Notre Dame descobrem túmulo antigo

spot_img

Trabalhadores que correm contra um prazo apertado para reabrir a devastada Catedral de Notre Dame até a Páscoa de 2024 – depois de quase ter sido destruída em um incêndio provocado por um curto-circuito há três anos – ficaram chocados ao encontrar um cemitério antigo que incluía um sarcófago em forma de chumbo” no local em que tentavam colocar andaimes. A informação é do portal Dayly Beast.

O telhado e a torre da histórica igreja parisiense foram destruídos quando um incêndio varreu a estrutura em 2019. Desde então, mais de 1.000 carvalhos históricos foram derrubados para reconstruir o antigo telhado. Mas quando os trabalhadores iniciaram o delicado trabalho de reconstrução da antiga torre que desmoronou quando a igreja foi consumida pelo fogo, eles atingiram um caixão de chumbo enquanto cavavam os buracos para os andaimes altos necessários para erguer a nova torre.

Arqueólogos que trabalham no local – como é a prática na França ao trabalhar em estruturas antigas – rapidamente identificaram a área como um antigo cemitério cheio de túmulos, de acordo com um comunicado do Ministério da Cultura da França. A peça central era o sarcófago de chumbo que havia se dobrado sob o peso da igreja construída acima dele, mas permanecia perfeitamente lacrado.

Usando uma pequena câmera endoscópica, os trabalhadores puderam vislumbrar o interior, onde notaram o que parece ser um cadáver perfeitamente mumificado, completo com cabelo e roupas. Arqueólogos no local dizem que provavelmente era um dignitário sênior enterrado em 1300, cerca de 100 anos após a construção da catedral. “Você pode vislumbrar pedaços de tecido, cabelo e um travesseiro de folhas no topo da cabeça, um fenômeno bem conhecido quando os líderes religiosos foram enterrados”, disse à AFP Christophe Besnier, arqueólogo principal. “O fato de esses elementos vegetais ainda estarem dentro significa que o corpo está em muito bom estado de conservação.”

Os restos do cemitério são de “qualidade científica notável”, disse o Ministério da Cultura da França na terça-feira em Paris, onde um punhado de jornalistas foi permitido no local. O dignitário e outros foram enterrados diretamente abaixo da nave central, sobre a qual o pináculo original foi construído em 1220. O pináculo que foi destruído no incêndio foi construído em meados do século XIX, depois que o antigo pináculo começou a decair.

Ao lado do caixão de chumbo, os arqueólogos desenterraram até agora esculturas pintadas que incluem um par de mãos esculpidas, vegetais e o busto de um homem barbudo ainda não identificado. Outros artefatos incluíam restos da igreja original, que foi restaurada várias vezes em seus 800 anos de existência.

Para permanecer no caminho certo para reabrir a catedral a tempo, os arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva receberam um prazo de 25 de março para remover os artefatos – ou reenterrá-los para a próxima geração encontrar.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui