Um morador de Campinas (SP), de 46 anos, está sendo investigado pela PF (Polícia Federal) por envolvimento na venda ilegal de animais silvestres para o exterior. A PF realizou uma operação em sua residência e apreendeu cerca de 400 animais silvestres.
A investigação começou após a descoberta de uma remessa com destino à Alemanha no Centro de Distribuição dos Correios, contendo 73 aranhas caranguejeiras. De acordo com a Polícia Federal, a exportação dos animais foi feita sem a autorização necessária das autoridades ambientais e em condições inadequadas. Os animais estavam sendo transportados em caixas de papelão e pequenos frascos plásticos, sem alimentos.
Durante a abordagem na casa do suspeito, os policiais encontraram uma variedade de animais, incluindo aranhas, cobras e escorpiões, alguns já mortos. Todos estavam sendo mantidos e vendidos de forma irregular. A investigação revelou ainda uma estrutura montada para a reprodução dos animais, além de outras espécies utilizadas para alimentar os bichos criados.
O suspeito afirmou que suas atividades eram um “hobby”. Ele agora poderá ser responsabilizado por crimes relacionados à comercialização e exportação de animais silvestres sem a devida licença.