14.6 C
Paraná
sábado, julho 13, 2024
spot_img
InícioSaúdeTratamento de câncer de próstata pode ser tratado sem...

Tratamento de câncer de próstata pode ser tratado sem quimioterapia

spot_img

Pacientes com câncer de próstata podem ser salvos da quimioterapia depois que uma nova pesquisa encontrou uma maneira de “tratar de maneira mais inteligente, não mais difícil”.

Cientistas da University College London (UCL) descobriram que a quimioterapia é significativamente mais eficaz para alguns homens com câncer de próstata avançado do que para outros.

O tratamento geralmente é oferecido a todos os homens diagnosticados com câncer de próstata avançado, juntamente com a terapia hormonal.

Cerca de 47.500 homens são diagnosticados com câncer a cada ano, com 6.000 casos classificados como avançados.

Mas a nova pesquisa, apresentada na Conferência Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica em Chicago este mês, descobriu que alguns homens com câncer de próstata em estágio avançado não se beneficiam da quimioterapia.

Aqueles que tiveram um grande número de metástases – tumores secundários – quando foram diagnosticados, e aqueles que tiveram tumores maiores, experimentaram maiores benefícios da quimioterapia do que aqueles em terapia hormonal isolada.

Após cinco anos, 38 por cento dos homens que tiveram um grande número de metástases que receberam docetaxel – a forma mais comum de quimioterapia para câncer de próstata – estavam vivos em comparação com 26 por cento que receberam apenas terapia hormonal.

Entre aqueles que tiveram tumores maiores, 58% sobreviveram por cinco anos, em comparação com 19% apenas com terapia hormonal – um aumento de 39%.

Mas os homens com menos metástases cujos tumores foram diagnosticados em um estágio anterior não se beneficiaram da quimioterapia.

Durante a pandemia, o docetaxel foi prescrito com menos frequência em favor de terapias hormonais mais recentes, devido ao potencial impacto da quimioterapia no sistema imunológico.

Dados da Auditoria Nacional de Câncer de Próstata mostram uma redução de 74% no número de homens com câncer metastático sensível a hormônios que receberam docetaxel entre abril e dezembro de 2020.

Esta pesquisa ajudará os médicos a direcionar a quimioterapia para aqueles que experimentarão mais benefícios, enquanto outros podem receber tratamentos alternativos que prolongam a vida, permitindo que eles evitem os efeitos colaterais negativos.

Pacientes submetidos à quimioterapia muitas vezes experimentam náuseas, perda de cabelo, cansaço, perda de apetite e infecções.

Claire Vale, autora do estudo e pesquisadora principal da Unidade de Ensaios Clínicos do Conselho de Pesquisa Médica da University College London, disse: “É extremamente raro encontrar ligações tão claras entre as características do paciente e a eficácia do tratamento. Nesse caso, as evidências são claras e queremos garantir que sejam incorporadas à prática clínica o mais rápido possível”.

Hayley Luxton, gerente de impacto de pesquisa do Prostate Cancer UK, disse: “Isso é realmente emocionante porque mostra exatamente como podemos ‘tratar de maneira mais inteligente, não mais difícil’ e obter o máximo dos tratamentos existentes para o câncer de próstata. “

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui