26.3 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioGeralUFFS reforça proximidade com a esquerda durante homenagem

UFFS reforça proximidade com a esquerda durante homenagem

spot_img

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) homenageou os 15 anos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com campus em Realeza e Laranjeiras do Sul, em uma sessão solene realizada na quinta-feira (12). A iniciativa, proposta pelos deputados Luciana Rafagnin (PT) e Professor Lemos (PT), contou com a entrega de menções honrosas a representantes da reitoria, docentes, alunos e servidores da instituição.

Fundada em 2009, a UFFS surgiu da mobilização de movimentos sociais, organizações pró-universidade, lideranças da agricultura familiar, prefeitos e com o apoio decisivo do governo federal. Luciana Rafagnin, que participou ativamente desse movimento, foi uma das principais defensoras do campus de Realeza, inicialmente não previsto. Para ela, a trajetória da universidade reflete o compromisso com a região, destacando que 96% dos estudantes são oriundos de escolas públicas.

Professor Lemos, por sua vez, ressaltou o simbolismo de o campus de Laranjeiras do Sul ter sido construído no assentamento 8 de Julho, destacando o envolvimento do MST e de outros movimentos que lutaram por uma universidade inclusiva, especialmente voltada para alunos de escolas públicas e comunidades indígenas.

Entre os homenageados, a estudante kaingang Jocieli Fidêncio Ferreira, da Terra Indígena Rio das Cobras, expressou sua gratidão por ter acesso ao ensino superior público por meio da UFFS, onde cursa Licenciatura em Educação do Campo.

Atualmente, o campus de Laranjeiras do Sul conta com 600 estudantes matriculados em cursos como Pedagogia, Agronomia, Engenharias e mestrados em áreas como Agroecologia. Em 15 anos, formou 772 alunos. Já em Realeza, 800 alunos cursam a graduação e 66 estão na pós-graduação, em programas como Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável, totalizando 1.028 formados desde sua criação.

O reitor José Alfredo Braida destacou o crescimento da universidade, que hoje oferece 54 cursos e 19 programas de pós-graduação, com 2.203 vagas anuais. Ele celebrou o impacto positivo da UFFS na vida dos estudantes, que encontram oportunidades tanto no Brasil quanto no exterior.

Fábio Zeneratti, diretor do campus de Laranjeiras do Sul, lembrou que, em 2009, a criação de uma universidade pública como a UFFS parecia um sonho distante. Ele anunciou que a instituição está em processo de instalação de seu primeiro curso de Direito.

Antes da cerimônia em Realeza, uma mesa-redonda reuniu lideranças do movimento pró-universidade para discutir os 15 anos da UFFS e as perspectivas de expansão do ensino superior na região Sudoeste.

Entre os participantes da sessão solene estavam Marcos Antonio Beal, diretor do campus de Realeza; Berto Silva, prefeito de Laranjeiras do Sul; Sandra Hopner Pierozon, vice-reitora da UFFS; e outras lideranças regionais.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um antro de socialistas inúteis. Logo voltaremos ao comando do Brasil e iremos fazer uma assepsia emergência para livrar o país desse ataque de ratazanas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui