Em um mundo distante, uma abertura escura supermassiva regurgitando radiação próxima à velocidade da luz moveu sua ponta em incríveis 90 graus para apontar diretamente para a Terra – uma curva acentuada que está deixando os físicos desconcertados.
Os buracos negros famintos no centro de muitas outras galáxias são núcleos galácticos ativos (AGN). Esses núcleos acumulam matéria e liberam jatos relativísticos de poderosas partículas de alta energia. A parte de um AGN que está apontando para a Terra determina sua classificação.
A PBC J2333.9-2343 já foi considerada uma radiogaláxia porque seus enormes jatos de radiação AGN apontavam perpendicularmente à nossa linha de visão. É uma enorme galáxia com cerca de 4 milhões de anos-luz de diâmetro. No entanto, uma nova pesquisa lançada em 20 de março e publicada na revista visos Mensais da Sociedade Astronômica Real reclassifica a galáxia como um blazar. Isso indica que os jatos do buraco negro agora estão direcionados diretamente para a Terra. De acordo com as conclusões do estudo, isso indica que os jatos da galáxia sofreram uma mudança “dramática”.
A principal autora do estudo, Lorena Hernández-Garca, astrofísica do Instituto de Astrofísica do Milênio, declarou em um comunicado: “Nossa hipótese era que o jato relativístico de seu buraco negro supermassivo mudou de direção e, para confirmar essa ideia, tivemos que realizar muitas observações.”
De ondas de rádio a raios gama, Hernández-Garca e seus colegas observaram PBC J2333.9-2343 em quase todo o espectro eletromagnético. Suas percepções mostraram que esse sistema tinha qualidades comuns aos blazares: semelhante a um blazar, tinha jatos que mudavam o brilho e a escuridão. Como resultado, eles chegaram à conclusão de que provavelmente era um blazar.
Além disso, os pesquisadores observaram dois lóbulos nos quais alguns jatos já haviam deixado sua marca – áreas onde os jatos de um AGN interagem com o gás circundante. Hernández-Garca afirmou: “Eles são as relíquias da atividade passada, enquanto as estruturas localizadas mais perto do núcleo representam jatos mais jovens e ativos”. Apesar disso, os lóbulos deste blazar são “muito antigos”.
Os jatos mudaram de direção, como evidenciado por esses lóbulos dormentes. Os jatos de uma galáxia aparecendo em locais diferentes não são totalmente fora do comum. No entanto, nos exemplos anteriores, havia dois conjuntos de lóbulos, indicando que havia dois jatos distintos ligando e desligando. Parece que há apenas uma fonte de atividade em PBC J2333.9-2343 e essa fonte mudou de direção.
O que causou essa mudança extraordinária? Isso ainda está sendo trabalhado pelos astrônomos. As especulações atuais incorporam uma consolidação do universo, onde mais um enorme sistema cósmico colidiu com o PBC J2333.9-2343, alterando a direção de tudo dentro dele. Este mistério só pode ser resolvido com observações adicionais.
O que esses jatos Agns interferem no planeta terra