Um homem de 54 anos perdeu a vida na tarde desta quarta-feira (30), no bairro Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele teria se engasgado com um pedaço de carne, o que levou a uma parada cardiorrespiratória.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Siate e do Resgate Voluntário Parceiros da Vida foram acionadas para prestar atendimento. Uma enfermeira que mora nas proximidades conseguiu desobstruir as vias aéreas do homem, removendo o alimento da garganta e iniciando a reanimação cardiopulmonar.
As equipes de resgate continuaram os esforços por cerca de 50 minutos, mas, infelizmente, não conseguiram reverter a situação. O homem acabou falecendo em decorrência da obstrução.
Esse caso ressalta a importância de saber como agir em situações de engasgamento. A Manobra de Heimlich pode ser vital: consiste em pressionar a região epigástrica com uma mão fechada, enquanto a outra mão comprime a primeira, empurrando para dentro e para cima, como se tentasse levantar a pessoa do chão. É uma técnica que pode salvar vidas.