16.8 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioDestaquesUma visão privilegiada de um eclipse solar de Marte

Uma visão privilegiada de um eclipse solar de Marte

spot_img

Experimentar um eclipse solar aqui na Terra é incrível, mas você já viu um de outro planeta?

Em 2 de abril, o rover Perseverance da NASA realizou uma tarefa especial para a equipe em casa. Implantando um filtro solar especial sobre sua câmera Mastcam-Z de alta resolução e zoom, o explorador robótico olhou para cima, diretamente para o Sol. Então, começando no momento certo, começou a tirar três quadros a cada segundo, por 50 segundos, para gravar o primeiro vídeo colorido de um eclipse solar em Marte! A informação é do portal TheWeather Network.

Especificamente, capturou a maior das duas luas de Marte – Fobos – passando pela face do Sol.

Agora, este não foi um eclipse solar total. Embora Fobos orbite Marte a apenas 6.000 quilômetros acima da superfície, e o Sol seja menor no céu de Marte do que parece da Terra, a lua em forma de batata ainda é pequena demais para cobrir completamente o disco do Sol. Em vez disso, cada vez que cruza a face do Sol, produz um eclipse anular. Na verdade, é tão diferente de qualquer eclipse que estamos acostumados a ver aqui na Terra, que alguns podem querer chamá-lo apenas de ‘trânsito’.

Esta não é apenas a primeira captura colorida de um eclipse de Fobos. A NASA disse que, devido às capacidades de última geração do Mastcam-Z, este também é o vídeo mais ampliado de um eclipse solar de Phobos, e a taxa de quadros mais alta já registrada até agora.

“Você pode ver detalhes na forma da sombra de Fobos, como cumes e saliências na paisagem da lua”, disse Mark Lemmon, astrônomo planetário do Instituto de Ciências Espaciais que ajudou na maioria das observações de Fobos por sondas de Marte, à NASA. “Você também pode ver manchas solares. E é legal que você possa ver este eclipse exatamente como o rover o viu de Marte.”

Algo que pode ser ainda mais legal sobre isso? Com a visão colorida de alta resolução retornada pelo Perseverance, o rover nos permitiu experimentar este eclipse como se estivéssemos lá, de pé na superfície de Marte, testemunhando por nós mesmos.

Antes disso, o Curiosity havia capturado o melhor eclipse de Fobos, em 2019, junto com um eclipse de Deimos no mesmo ano. Ambas eram vistas minúsculas, e apenas em preto e branco.

Esta nova sequência capturada por Perseverance é a melhor que já vimos.

“Eu sabia que seria bom, mas não esperava que fosse tão incrível”, disse Rachel Howson, um dos membros da equipe Mastcam-Z da Malin Space Science Systems, em um comunicado de imprensa da NASA.

De acordo com a NASA, a Perseverance envia duas cópias de cada imagem tirada – uma ‘miniatura’ de baixa resolução como visualização e, em seguida, as imagens em resolução total – e Howson ficou chocada com o que viu quando as versões completas dessa sequência chegaram. .

“Parece um aniversário ou feriado quando eles chegam. Você sabe o que está por vir, mas ainda há um elemento de surpresa quando você vê o produto final”, disse ela.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui