Uma mulher compartilha sua sorte após ser atacada por um urso enquanto tentava tirar uma selfie com o animal durante suas férias na Romênia. Moira Gallacher, de 72 anos, foi atacada depois de abrir a janela do carro para capturar uma selfie com o animal.
Gallacher e sua amiga, Charmian Widdowson, estavam dirigindo pelas Montanhas dos Cárpatos quando encontraram um urso marrom adulto e um filhote à beira da estrada. Embora elas tenham tirado fotos do animal adulto do lado do carro da amiga, Gallacher explicou que não conseguiu a foto desejada.
“Eu não consegui uma foto boa”, disse ela em uma entrevista após o ataque, “então voltamos e o urso estava do meu lado.”
Enquanto tentava conseguir uma foto melhor, o urso ergueu-se nas patas traseiras, mordendo sua mão e, em seguida, atacando seu braço.
Widdowson prontamente levou Gallacher para o Hospital, onde ela está sendo tratada por ferimentos na mão.
Apesar do susto, Gallacher permaneceu otimista, considerando-se “uma mulher de sorte” por ter escapado de ferimentos mais graves. Widdowson atribuiu a proteção do casaco quente de Gallacher como fator de alívio durante o ataque.
“Ela estava usando um casaco grosso da Marks and Spencer, e o pobre urso pegou mais casaco do que braço”, disse Widdowson.
“O choque veio hoje, mas agora está tudo bem”, acrescentou Gallacher.
Os ursos são uma visão comum na Romênia rural, e várias operadoras de turismo oferecem passeios de observação de vida selvagem para os visitantes. No entanto, críticos das políticas de caça do governo argumentam que mais esforços são necessários para controlar a população de ursos.
Segundo um Politico romeno, a questão pode influenciar muitos eleitores durante as eleições parlamentares romenas de dezembro.
Os ataques a humanos aumentaram no verão passado, parcialmente devido aos ursos se habituarem a procurar comida em assentamentos após serem alimentados por turistas.