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quinta-feira, dezembro 5, 2024
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Uso do celular na sala de aula será restrito na rede pública

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A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou uma Instrução Normativa que estabelece regras para o uso de celulares e dispositivos eletrônicos em sala de aula nas escolas da rede pública estadual de educação básica. O documento foi elaborado em conjunto pela Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar e pela Diretoria de Educação.

De acordo com o secretário de Educação, Roni Miranda, a proposta busca orientar pais, professores e equipes pedagógicas das mais de 2 mil escolas do estado, reforçando a importância do uso da tecnologia no ambiente escolar.

A Seed-PR também considerou o impacto negativo que o uso inadequado de celulares pode causar na concentração e no desempenho acadêmico dos alunos. Para a diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Graziele Andriola, é fundamental que o uso da tecnologia seja orientado pelos professores e tenha sempre o objetivo de contribuir para o aprendizado, garantindo a qualidade do ensino e o aproveitamento das aulas.

Ainda de acordo com a Instrução Normativa, caso as ações, previstas no documento não sejam efetivas, a instituição de ensino poderá implementar, com anuência do Conselho Escolar, ações restritivas, como o uso de caixas coletoras na entrada da sala de aula, onde os estudantes depositarão os aparelhos durante as aulas, recolhendo-os no final do período. “Além disso, os estudantes devem ser orientados a manter seus celulares desligados ou em modo silencioso, dentro da sua mochila ou similar, durante o período de aula, conforme prevê a Instrução”, afirma Anderfábio Oliveira dos Santos.

  •  Diz a Instrução, que, em caso de descumprimento das normas por parte dos estudantes, a instituição poderá adotar medidas disciplinares, como advertência verbal, num primeiro momento, registro na ficha individual do estudante, convocação dos pais ou responsáveis para reunião com a equipe pedagógica, com registro em Ata em caso de reincidência;  notificação aos pais ou responsáveis, pela equipe diretiva, para que compareçam à instituição, assinando termo de ciência em relação à conduta do estudante no descumprimento de normas disciplinares, estando assim este aluno sujeito às sanções previstas no Regimento Escolar.
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