InícioDestaquesVariante BA.2 perde espaço para outra cepa de contaminação...

Variante BA.2 perde espaço para outra cepa de contaminação mais rápida

spot_img

Assim como a maioria dos brasileiros tomou conhecimento da variante BA.2 da Ômicron – que ultrapassou a original como a cepa dominante nos EUA há menos de um mês – outra versão possivelmente de crescimento mais rápido está encaminhando para ser dominante. A informação é do portal Deadline.

A nova sublinhagem Ômicron BA.2.12.1 agora responde por 19% de todos os novos casos sequenciados especificamente para variantes nos Estados Unidos, de acordo com dados divulgados terça-feira pelos Centros de Controle de Doenças dos EUA. Isso significa que a tensão – mal no radar nacional há duas semanas – agora está sendo identificada em cerca de 1 em cada 5 casos recém-sequenciados, acima dos 1,5% menos de um mês antes em 19/03. Dado isso, os americanos que tentam acompanhar podem estar experimentando uma forma variante de chicotada. No Brasil a cepa ainda não foi identificada entre os doentes.

Na semana passada, quando o caso foi relatado pela primeira vez em BA.2.12.1, a variante estava vinculada ao aumento paralelo de outra sublinhagem BA.2, BA.2.12. Ambos são sublinhagens da variante BA.2 e acredita-se que tenham uma vantagem de crescimento de 23% a 27% sobre BA.2, de acordo com o Departamento de Saúde Pública do Estado de Nova York. Acredita-se que BA.2 tenha uma vantagem de crescimento estimada em 30% sobre o Ômicron original.

As autoridades de Nova York anunciaram na semana passada, aparentemente do nada, que “para o mês de março, BA.2.12 e BA.2.12.1 aumentaram para abranger coletivamente mais de 70% de prevalência no centro de Nova York e mais de 20% de prevalência na vizinha Região dos Finger Lakes. Os dados de abril indicam que os níveis no centro de Nova York estão agora acima de 90%.”

Então: “As autoridades estaduais de saúde determinaram que essas novas variantes altamente contagiosas provavelmente estão contribuindo para o aumento de casos”.

No final da primeira semana de março, o número médio de sete dias de novos casos diários no estado estava bem abaixo de 2.000. Em 13 de abril, eram mais de 5.000, segundo o New York Times, com o número total de novos casos positivos naquele dia, segundo dados estaduais, em 6.546. Desde então, enquanto os números de casos aumentaram e diminuíram com números de testes diários flutuantes, a positividade média de testes de 7 dias em Nova York aumentou de 4,6% para 5,9%.

Diz-se que BA.2.12 é composto por linhagens norte-americanas e européias, enquanto BA.2.12.2 deriva sua linhagem dos EUA e Canadá, com alguns especulando que o primeiro caso foi identificado no Canadá. Isso pode explicar por que ele decolou mais rapidamente no Nordeste.

Dados do CDC divulgados esta semana indicam que, para a região de três estados composta por Nova York, Nova Jersey e Connecticut, BA.2.12.2 já responde pela maioria dos novos casos (52%). A subvariante, BA.2.12, não acompanhou o ritmo. Seus números estão agora sendo dobrados com os casos atribuídos a BA.2. Estima-se que os dois juntos estejam causando 46% dos novos casos, abaixo dos cerca de 85% nos dados divulgados apenas uma semana atrás na região.

Na região sudoeste formada pela Califórnia, Nevada e Arizona, os novos dados do CDC indicam que BA.2.12.2 é responsável por cerca de 9% dos novos casos.

Alguns estados, como a Califórnia, no entanto, não dividem os dados da Ômicron em sublinhagens, uma prática que dificultou o rastreamento da ascensão de BA.2 e agora está dificultando o gráfico de BA.2.12.1.

Mas a maior metrópole daquele estado divulgou dados que mostram, em 2 de abril, BA.2.12.1 representava apenas 2% de seus casos sequenciados. Esse número tem mais de duas semanas, no entanto. Desde essa data, os casos atribuídos à variante mais do que duplicaram a nível nacional. Dadas as tendências com a nova linhagem, é um palpite justo que o mesmo tenha acontecido em Los Angeles, especialmente porque os casos aumentaram constantemente no mesmo período.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui