InícioCulturaVício impune de Clarice Lispector é tema de ciclo...

Vício impune de Clarice Lispector é tema de ciclo de leituras na BPP

spot_img

Quem foi Clarice Lispector, qual o papel dela na literatura brasileira, além do “vício impune” pela leitura de revistas pornográficas importadas, apresentadas pela primeira vez pelo jornal Folha de São Paulo, em 1992, quando se cogitou pela primeira vez um romance com Carlos Drummond de Andrade, o nosso poeta maior?

Quem tem interesse de desvendar esses e outros mistérios, vai ter oportunidade de participar de um Ciclo de Leitura sobre a vida e a obra de Clarice Lispector, que será realizado na Biblioteca Pública do Paraná, durante o mês de agosto, começando no dia seis e em outras três datas, 13, 20 e 27.

Para mergulhar no evento é necessário que o interessado na obra de Clarice Lispector se inscreva no site www.producoesdopinguim.com.

Os eventos fazem parte do projeto Viva Clarice! que celebra o centenário de nascimento da escritora brasileira e organiza diversas atividades culturais em escolas municipais, colégios estaduais e bibliotecas de Curitiba. Desde março deste ano, já foram realizadas 300 rodas de leitura na rede pública de ensino da capital paranaense, com aproximadamente 9 mil participantes.

“O Viva Clarice! terá 400 ações literárias que envolvem contos, romances, crônicas e literatura infantil. Também vai abordar a produção da escritora na área de artes visuais e as adaptações de suas obras para o cinema”, explica o coordenador Rodrigo Hayalla.

Diversas oficinas de mediação literária, realizadas pela atriz e escritora Lilyan de Souza, também integram o projeto.

Atividades na biblioteca

O Ciclo de Leitura será composto por quatro encontros, onde os mediadores vão apresentar aspectos distintos e complementares sobre Clarice Lispector.

No dia 06 de agosto, o tema é a vida da escritora e haverá leitura de suas cartas e crônicas. No dia 13, será realizada uma explanação dos seus livros infantis, meios de mediação desses textos e uma conversa sobre a literatura infantil.

Já no dia 20, os participantes conhecerão a narrativa do último romance de Clarice, A Hora da Estrela, por meio da leitura de trechos do enredo, mesclados com passagens do filme homônimo, que foi dirigido por Suzana Amaral. O longa-metragem entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Em seguida, no dia 27, o evento vai tratar das artes visuais e haverá uma leitura dos quadros feitos pela escritora brasileira. Todas as conferências acontecem das 9h30 às 11h30 e a classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

O centenário de nascimento de Clarice Lispector foi no dia 10 de dezembro de 2020, mas coincidiu com a pandemia e por isso, muitos eventos comemorativos foram remarcados e acontecem agora.

Serviço

O que: Ciclo de Leitura sobre a vida e a obra de Clarice Lispector

Quando: Dias 06, 13, 20 e 27 de agosto, das 9h30 às 11h30

Onde: Na Biblioteca Pública do Paraná, que fica na rua Cândido Lopes, 133, Centro de Curitiba

Como participar: Mediante inscrições gratuitas e antecipadas pelo site www.producoesdopinguim.com

Quanto: Gratuito e indicado para maiores de 16 anos

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui