Durante a entrevista que concedeu na manhã desta quarta-feira (22) no Jornal da Manhã PR, da rádio Jovem Pan, o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, comparou os dois momentos em que esteve à frente da pasta. Assim como em 2015, Mesquita assumiu o cargo neste ano após uma situação de crise.
Neste ano, a efetivação do cargo aconteceu no final de abril, logo após o ataque à cidade de Guarapuava. Mesquita, que estava na direção-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), entrou no lugar do Coronel Romulo Marinho Soares. Já em 2015, o Policial Federal assumiu a pasta no lugar de Fernando Francischini, em maio, logo após a confusão com professores em frente ao Palácio Iguaçu.
Apesar de assumir que novamente chegou à pasta em um momento de crise, Mesquita revelou que a questão estrutural é “muito melhor”.
“Hoje em dia, os desafios persistem, mas nós temos concurso em andamento, nós temos viaturas, nós temos estrutura, vários projetos, construção de presídios, não temos mais 12 mil presos em delegacia, enfim, os desafios persistem, mas estruturalmente estou otimista”, comentou.
O secretário ainda revelou que o projeto à frente da pasta na atual gestão inclui tecnologia, integração e operações.