O WhatsApp anunciou nesta terça-feira um novo recurso que permitirá aos usuários salvar contatos diretamente no aplicativo. Isso significa que, mesmo que você perca seu celular ou conecte um novo dispositivo ao seu número principal, todos os seus contatos armazenados no armazenamento em nuvem do WhatsApp estarão disponíveis.
Até agora, o WhatsApp dependia da agenda de contatos do seu telefone para sincronizar as informações. Se alguém novo enviasse uma mensagem e você quisesse salvar seus detalhes, esses dados eram armazenados localmente no aparelho.
Com a nova funcionalidade, que será lançada em breve, será possível armazenar contatos em qualquer dispositivo, inclusive na versão web e para Windows do WhatsApp. Além disso, você poderá optar por sincronizar os contatos salvos no WhatsApp diretamente no seu telefone.
No ano passado, a empresa começou a permitir que os usuários utilizassem duas contas de WhatsApp em um único dispositivo. Salvar contatos vinculados a uma conta é útil para quem deseja manter contatos pessoais e profissionais separados. Além disso, se você compartilha o dispositivo com outras pessoas, pode manter sua própria lista de contatos vinculada ao seu número.
O WhatsApp também anunciou o desenvolvimento de um novo sistema de armazenamento criptografado chamado “Identity Proof Linked Storage” (IPLS) para garantir o salvamento seguro de contatos. Quando um usuário salva um contato, o sistema gera uma chave de criptografia no dispositivo. A recuperação dos dados é baseada na autenticação da identidade do dispositivo principal.
Além disso, o aplicativo está fazendo parceria com a Cloudflare para validar qualquer alteração nas propriedades criptográficas do diretório de contatos dos usuários. Segundo a Meta, essa etapa garante que ninguém tenha editado os contatos armazenados no WhatsApp.
A empresa também afirmou que a tecnologia por trás desse recurso permitirá salvar contatos por nome de usuário no futuro.