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sexta-feira, fevereiro 21, 2025
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Youtuber faz drone que consegue carregar 100 quilos

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Os drones têm ganhado destaque nos últimos anos, e versões caseiras desses dispositivos também estão demonstrando capacidades impressionantes. Um exemplo recente que chamou a atenção dos internautas é um veículo aéreo não tripulado (VANT) capaz de carregar até 100 quilos de peso. O drone foi construído pelo youtuber Simon Sörensen que recentemente compartilhou um vídeo mostrando o processo de criação e os testes do equipamento em sua configuração caseira.

Embora helicópteros e outros VANTs com capacidade de carga pesada já sejam conhecidos, criar um drone elétrico que possa carregar mais que seu próprio peso apresenta diversos desafios. Um dos principais obstáculos é que helicópteros tradicionais utilizam combustíveis fósseis, que possuem uma densidade energética maior do que as baterias elétricas. Por isso, Sörensen precisou calcular cuidadosamente as necessidades de energia para seu projeto ambicioso.

Além da bateria, outros componentes como a estrutura, o motor, as hélices e o equipamento adicional podem aumentar significativamente o peso do drone. Para contornar esse problema, Sörensen optou por usar alumínio, um material leve, para os braços do drone. Já a base central foi feita de madeira, conectando os quatro braços com um diâmetro total de 3,5 metros. O motor escolhido é extremamente potente, mas, segundo Sörensen, as baterias de polímero de lítio utilizadas limitam seu desempenho máximo. A escolha por essas baterias foi necessária para manter o drone leve, embora isso afete o tempo de voo. Para reduzir ainda mais o peso, ele utilizou hélices de fibra de carbono. No final, o drone pesa cerca de 20 quilos.

Sörensen afirma que o drone é capaz de gerar um empuxo de até 160 quilo em sua capacidade máxima. No entanto, devido às limitações das baterias, a capacidade de elevação demonstrada no vídeo foi de aproximadamente 100 quilos. O drone também conta com um suporte impresso em 3D e pequenas pernas de alumínio em cada braço para facilitar o pouso.

No vídeo, Sörensen leva o drone para um campo aberto, onde instala as baterias e as hélices. Após resolver alguns problemas técnicos, que levaram mais de duas horas, o drone finalmente decolou com apenas 10% da potência do motor. No entanto, houve uma leve deriva durante o voo inicial, e o drone precisou pousar momentos após a decolagem. Após alguns ajustes adicionais, Sörensen conseguiu estabilizar o voo, mas a capacidade máxima de elevação não foi demonstrada no vídeo. A altitude alcançada também foi limitada, já que o drone começou a oscilar após alguns momentos pairando no ar.

Apesar dos desafios, o projeto mostra grande potencial. Sörensen prometeu explorar mais sobre as capacidades do drone em um vídeo futuro, detalhando melhor seu desempenho e possíveis melhorias. O experimento caseiro não apenas demonstra a viabilidade de drones de carga pesada, mas também destaca as possibilidades criativas e técnicas que entusiastas podem alcançar com recursos limitados.

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