A polícia francesa prendeu dois YouTubers depois que um deles contrabandeou um autorretrato para o Louvre como uma brincadeira.
JiDion Adams, de 22 anos, e Niko Omilana, de 25 anos, estavam competindo em uma “ameaça”, na qual tentam desafiar um ao outro a fazer pegadinhas cada vez mais difíceis para seus respectivos canais do YouTube. Cada um desses YouTubers tem mais de 6 milhões de assinantes.
Omilana tentou Adams colocar uma foto sua no Louvre e pendurá-la perto da Mona Lisa, o que não é de fato um crime, mas excepcionalmente próximo a ele. É contra a lei francesa alterar ou danificar a Mona Lisa. A Mona Lisa é protegida por um vidro de 1,52 polegadas de espessura e tem uma cerca de madeira instalada na frente para manter os visitantes seguros. Estima-se que mais de 8 milhões de pessoas visitam o museu a cada ano.
Omilana realmente refinou o truque em 2022. No entanto, Adams deu um passo adiante. Adams não apenas escondeu uma pintura de si mesmo ao lado da Mona Lisa, que ele chamou de “Lisa aplaudida”, mas também fez um guia turístico fictício criar informações sobre a pintura para as multidões próximas.
No vídeo que Omilana carregou, a segurança finalmente se envolveu e pediu que Adams fosse embora. Adams se escondeu da multidão removendo seu retrato da parede antes de escapar. Percebendo que certamente causaria problemas, ele pediu a seus acessórios – incluindo os câmeras – que saíssem para que eles também não ficassem em uma situação difícil.
No final, a polícia francesa apareceu no Louvre e levou Adams com eles.
No vídeo, Adams relembrou: “Eles me prenderam e me questionaram”. Omilana então recostou-se e observou Adams ser conduzido para fora do museu e para dentro de uma viatura por quatro policiais. Ele finalmente foi entregue na manhã seguinte.
O planejamento complicado, mas bem-sucedido, dos YouTubers de pendurar uma pintura falsa duas vezes ao lado da Mona Lisa surpreendeu os comentaristas.
Uma pessoa escreveu: “Estamos testemunhando a história aqui.”
Outro acrescentou: “Estou convencido de que, se ele quisesse ser um ladrão de arte, poderia roubar qualquer maldita pintura”.