24.6 C
Paraná
quinta-feira, setembro 19, 2024
spot_img
spot_img
InícioSaúdeEstes são os 3 principais sintomas da variante Ômicron

Estes são os 3 principais sintomas da variante Ômicron

spot_img

A revista americana Men’s Health reporta que assim que as vacinas se tornaram amplamente disponíveis e pensávamos que estávamos vendo luz no final do túnel da pandemia de Covid-19, a variante Ômicron levantou a cabeça feia. Parece que todo mundo e sua mãe estão testando positivo, apesar de vacinados, quase como se fosse uma questão de quando, não se, você será o próximo a ser infectado.

Mesmo que a variante Ômicron esteja desenfreada e provando ser ainda mais contagiosa do que as variantes e cepas anteriores, a boa notícia é que as infecções parecem ser muito menos graves em pessoas vacinadas, também causando menos hospitalizações. Ainda assim, não o culpamos se você quiser ser inteligente e ainda fazer o seu melhor para evitar ser infectado. Como tal, consultamos um médico sobre quais sintomas do Omicron Covid-19 devem ser observados para se manter saudável.

Como mencionado, a variante Ômicron está causando sintomas muito mais leves do que a cepa Covid original e a variante Delta, o que é uma boa notícia, diz Suneet Singh, MD, médico de emergência e diretor médico da CareHive Health em Austin, Texas.

Os sintomas clássicos das cepas anteriores eram: tosse, febre e dores musculares intensas, bem como perda de paladar ou olfato. Em casos muito graves, a pressão no peito, bem como a falta de ar, também foram sintomas proeminentes.

Dado que conhecemos os sintomas clássicos do Covid-19, vamos detalhar o quão diferente é a variante Omicron em relação aos sintomas e como saber se você a possui.

Quais são exatamente os sintomas principais e menos conhecidos da variante Omicron?
Além dos sintomas clássicos do Covid-19, de acordo com o Dr. Singh, alguns dos sintomas distintivos da variante Omicron são:

nariz escorrendo

nariz entupido

dor de garganta

“Omicron, [enquanto isso,] tem menos probabilidade de invadir os pulmões”, diz o Dr. Singh. “Em vez disso, o Omicron está causando mais sintomas respiratórios superiores”.

Omicron não é conhecido por resultar em perda de paladar ou olfato, ao contrário das outras variantes, continua o Dr. Singh. No entanto, como os sintomas do Omicron são menos graves, pode ser difícil diferenciá-lo de outras causas de doenças respiratórias superiores, como alergias sazonais. (Porque já não era desafiador o suficiente para determinar se é um resfriado ou Covid, certo?)

Se você tiver sintomas como nariz escorrendo ou entupido, dor de garganta, tosse e/ou febre, é muito importante fazer o teste o mais rápido possível e ficar em casa enquanto espera pelos resultados, diz o Dr. Singh.

O que devo fazer se eu pegar?
Se você testar positivo para Covid-19, não importa a variante, é importante consultar seu médico sobre o melhor caminho de tratamento para você como indivíduo, diz o Dr. Singh. Você pode fazer isso com segurança com uma visita virtual para limitar sua exposição a outras pessoas enquanto estiver doente. Isso não é apenas mais conveniente do que ir desnecessariamente ao pronto-socorro ou atendimento de urgência, mas também provavelmente será muito mais barato.

“Durante esta visita, você pode ser prescrito um dos dois novos medicamentos anti-Covid que recentemente foram disponibilizados no mercado no início deste ano”, explica ele. “Sua equipe também trabalhará com você para determinar se você é candidato à terapia com anticorpos monoclonais.”

Em qualquer caso, se você tiver Covid, certifique-se de descansar bastante, se hidratar bem e usar medicamentos sem receita, como pastilhas para a garganta, analgésicos como ibuprofeno e medicamentos para baixar a febre como acetaminofeno ou Tylenol. adiciona.

Como posso me proteger da Omicron?
Sem dúvida, o melhor meio de proteção contra a Covid completamente é se vacinar (ou seja, uma série completa e seu reforço recomendado) se você ainda não o fez, diz ele.

“Além da vacinação, o distanciamento social continua sendo uma parte importante da proteção da Omicron”, acrescenta. “Se possível, tente manter uma distância segura de pelo menos um metro e meio de outras pessoas, minimizando o contato físico e usando uma máscara apropriada para reduzir o risco de [contrair] Covid”.

Além disso, se você ainda vai se reunir com outras pessoas, especialmente com alguém com alto risco de complicações relacionadas ao Covid, também é importante fazer o teste dentro de 48 horas após o evento. Isso é fundamental para detectar uma infecção enquanto você pode ser sintomático, diz o Dr. Singh.

“Um teste de PCR é considerado o teste padrão-ouro para detectar todas as variantes da Covid-19, incluindo o Omicron”, diz ele. “Os testes de antígeno [ou rápidos] também são úteis para detectar doenças, mas são conhecidos por serem menos sensíveis. Idealmente, um resultado de teste de antígeno negativo deve ser seguido por um teste de PCR para uma resposta definitiva. Se um teste de PCR ou de antígeno for positivo, você está ativamente infectado com a doença”.

Conclusão: embora você possa ficar tranquilo sabendo que a infecção pelo Omicron provavelmente será menos grave se você for vacinado, continue fazendo o possível para evitar a infecção por completo. E não pode ser dito o suficiente: se você ainda não se vacinou, agende sua consulta para fazê-lo hoje.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui