A consequência do deslizamento de terra na noite de segunda-feira na BR-376 complicou o trânsito na BR-116, que liga Curitiba com Porto Alegre, veículos e caminhos estão usando a rodovia como desvio e isso vem impactando no transporte coletivo dos municípios de Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Quitandinha.
A Comec havia trocado as rotas das linhas F02 – Curitiba /Fazenda Rio Grande; F03 – Fazenda Direto; G11-Quitandinha/Pinheirinho e G72-Curitiba/Areia Branca, pelo bairro do Umbará. Porém, rapidamente os desvios também passaram a apresentar intenso tráfego, tornando-os inviáveis.
A Comec autorizou também o reforço na operação com utilização de veículos extras. Eles foram enviados diretamente ao Terminal do Pinheirinho para atender o retorno dos usuários, mas a ação se mostrou pouco efetiva, visto que os ônibus também foram impactados pela lentidão do trânsito.
A Comec informa que está mobilizando toda a equipe para estudar alternativas, mas reforça que o momento é complexo e delicado, exigindo compreensão de todos.
Ao todo, cerca de 34 mil usuários fazem uso destas linhas e os únicos acessos se dão pela BR-116 e Rua Nicola Pellanda.