Especialistas dizem que, embora a maioria dos adultos pegue o resfriado comum duas ou três vezes por ano, há duas razões pelas quais você pode ficar doente com mais frequência do que a média.
De acordo com especialistas que falaram, a frequência da doença de um adulto varia dependendo de: com que frequência ele é exposto a um vírus e de como seu sistema imunológico funciona.
Otto Yang, professor de medicina na Escola de Medicina David Geffen da UCLA, na divisão de doenças infecciosas e de microbiologia, imunologia e genética molecular, afirmou: “As pessoas variam muito”.
Ele afirmou: “Há pessoas que se sentem doentes durante toda a temporada de gripes e resfriados e outras pessoas que parecem não ter sido afetadas por isso.”
Os efeitos colaterais normais do resfriado – que podem durar cerca de sete a 10 dias – incluem: coriza, tosse, dor de garganta, congestão, dor de cabeça e espirros. É causada por uma variedade de vírus, mas os rinovírus são os mais prevalentes.
Você tem filhos ou cuida deles? Crianças ficam doentes com mais frequência do que os adultos, e as pessoas que têm filhos ou cuidam de crianças também costumam ficar doentes.
De acordo com Thomas Murray, médico pediátrico de doenças infecciosas do Yale New Haven Children’s Hospital, as crianças têm maior probabilidade de adoecer porque seus sistemas imunológicos não estão totalmente desenvolvidos e porque passam mais tempo em lugares lotados com outras crianças que são fáceis de infectar. .
O Dr. Frank Esper, especialista em doenças infecciosas pediátricas da Cleveland Clinic, afirma que crianças em idade pré-escolar podem contrair doenças até uma vez por mês. No entanto, uma vez que tenham idade suficiente para praticar uma boa higiene das mãos, esse número diminui para cerca de quatro a seis vezes por ano.
Murray, que também é diretor médico associado para prevenção de infecções no Yale New Haven Children’s Hospital, afirmou que o ambiente de trabalho e o comportamento de uma pessoa podem influenciar o risco de adoecer. Por exemplo, trabalhar em casa geralmente reduz o risco de uma pessoa contrair a doença em comparação com um trabalho em que ela interage com várias pessoas ao longo do dia.
Ele continuou dizendo que as pessoas que não lavam as mãos e ficam perto de pessoas que apresentam sintomas têm maior probabilidade de serem infectadas.
De acordo com Paul Hunter, professor de medicina da Norwich Medical School da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, ir para o trabalho em um trem lotado também pode facilitar a propagação do vírus do resfriado.
Uma “enorme variedade de vírus” é responsável pelo resfriado comum. Uma vez que você é exposto a um vírus do resfriado, cabe ao seu sistema imunológico combatê-lo.
Segundo Hunter, especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecciosas, um dos motivos pelos quais os resfriados são tão comuns é que são provocados por uma “grande variedade de vírus”. No entanto, só porque você pegou um resfriado não garante que não vai pegar outro.
Segundo Hunter, uma proteína conhecida como interferon é um componente da defesa do corpo contra vírus. Se você ficar doente hoje, estará protegido de outra infecção por cerca de uma semana depois.
Murray afirmou que “o curso natural de estar em público e social novamente” após uma pandemia provavelmente estará em jogo para a maioria dos adultos que experimentam resfriados frequentes que duram alguns dias.
No entanto, afirmou, resfriados que persistem por mais de dez dias ou infecções bacterianas secundárias que não respondem aos antibióticos podem ser indícios de um sistema imunológico comprometido causado por uma condição médica ou medicamentos.
De acordo com o CDC, um médico deve ser consultado por qualquer pessoa que tenha um resfriado “grave”, “incomum” ou que dure mais de 10 dias.
Não há como evitar resfriados completamente
Tracker disse que há um estudo para propor que os aumentos de vitamina D podem ajudar a proteger contra infecções respiratórias, especialmente para pessoas com mais de 60 anos.
No entanto, devido à natureza infecciosa dos vírus causadores do resfriado, a maioria das pessoas não consegue tomar nenhuma medida preventiva.
Ele afirmou: “Você está enganado se pensa que pode evitar resfriados.”