InícioSaúdeEsponja do mar pode ser a salvação contra a...

Esponja do mar pode ser a salvação contra a Covid

spot_img

A pandemia de Covid-19 começou há três anos e nesse período a doença passou de vírus quase mortal para um comum com os surgimentos das subvariantes Alfa, Ômicron e etc.

As vacinas continuam dividindo os prós e os contras, mas elas continuam sendo aperfeiçoadas e outros tratamentos alternativos estão sendo procurados em lugares imagináveis, como no desenho animado Bob Esponja.

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica identificaram 26 compostos eficazes no combate a infecções por Covid em esponjas marinhas, plantas, bactérias e outros organismos em um estudo publicado em 9 de janeiro na revista Antiviral Research. Tratamentos antivirais de coronavírus mais novos e mais potentes podem resultar das descobertas.

François Jean, pesquisador de microbiologia e imunologia da UBC e autor sênior do estudo, afirmou em um comunicado: “Esta equipe de pesquisa interdisciplinar está desvendando as importantes possibilidades da biodiversidade e dos recursos naturais e descobrindo soluções baseadas na natureza para desafios globais de saúde, como a Covid-19.”

A pesquisa inicial que levou às novas descobertas da equipe foi um catálogo de mais de 350 compostos de origem natural. Antes de infectar células pulmonares humanas com Covid-19, eles primeiro as imergiram em uma solução composta. Eles foram capazes de reduzir uma lista de compostos de interesse para 26 que foram eficazes na redução completa de infecções virais nas células pulmonares por meio desse processo.

Embora os autores do estudo tenham reunido compostos de todo o mundo, seu quintal no Canadá produziu os três mais potentes: alotaketal C, derivado de uma esponja marinha da Colúmbia Britânica; bafilomicina D, derivada de uma bactéria marinha da Colúmbia Britânica; e holyrine A, que também é derivado de bactérias marinhas da Terra Nova. Então, o Grande Norte Branco definitivamente parece ter algo flutuando (literalmente).

Jimena Pérez-Vargas, pesquisadora de microbiologia e imunologia da UBC e coautora do estudo, afirmou em um comunicado: “A vantagem desses compostos é que eles têm como alvo as células, e não o vírus, bloqueando a replicação do vírus e ajudando a célula a se recuperar.” Ela continuou dizendo que, como os compostos são direcionados a células humanas e não a vírus, eles podem até ser eficazes contra futuras variantes da gripe.

Com base em suas descobertas, os pesquisadores agora planejam testar os compostos em animais no próximo ano. Ele fornece mais um vislumbre de esperança para o desenvolvimento de tratamentos Covid-19 duradouros e eficientes, independentemente da variante mortal que possa surgir.

Jean afirmou: “Nossa pesquisa também está abrindo caminho para testes em larga escala de medicamentos de produtos naturais que podem bloquear infecções associadas a outros vírus respiratórios que são motivo de grande preocupação no Canadá e em todo o mundo, como influenza A e RSV”.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui