InícioSaúdeComo aliviar dor de garganta provocada pela Covid

Como aliviar dor de garganta provocada pela Covid

spot_img

No passado, se você tivesse uma dor de garganta forte, poderia ter tomado um remédio para tosse, tomado uma xícara grande de chá e continuado com o seu dia. No entanto, este ano, uma garganta irritada e arranhada assumiu um significado totalmente novo: um dos sinais mais comuns da variante Ômicron Covid é a dor de garganta.

Uma pesquisa britânica recente descobriu que 69% dos pacientes com Covid relataram dor de garganta, o que é significativamente maior do que a prevalência de sintomas associados a cepas anteriores, como perda de paladar e olfato (um estudo adicional confirmou que a dor de garganta é mais prevalente da Ômicron do que nas variantes Delta do vírus).

Peter Ashman, MD, otorrinolaringologista da americana ENT and Allergy Associates em Nova York, afirma: “à medida que o vírus Covid evoluiu, ele começou a causar mais sintomas respiratórios superiores e menos sintomas respiratórios inferiores durante o curso da doença”. Como resultado, dor de garganta tornou-se um sintoma muito mais prevalente. Além disso, a tosse e os sintomas nasais aumentaram. Ele ressalta que todas as tosses e espirros também aumentaram a quantidade de vírus que é liberada no ambiente, tornando essa cepa mais facilmente disseminável.

O que causa dor de garganta relacionada a Covid?
As dores de garganta são normalmente causadas por vírus e, quer você contraia Covid, resfriado comum ou gripe, os sintomas são os mesmos: Shawn Allen, MD, rinologista e especialista em otorrinolaringologia do My Houston Surgeons, diz que o vírus viaja através sua corrente sanguínea e se liga a tipos específicos de células. Pode afetar o revestimento do nariz ou da garganta que atinge as vias aéreas, diz ele. Como resultado, a parte de trás da garganta fica inflamada, resultando em respiração áspera e rouca.

Como uma dor de garganta pela Covid pode ser tratada com eficácia?
Embora seu corpo acabe cuidando de suas próprias defesas contra o vírus e a dor de garganta, há algumas coisas que você pode fazer para se sentir melhor enquanto espera.

Durma bastante. Quando você tem Covid, pode ficar ansioso para acompanhar seu trabalho virtualmente, mas o Dr. Ashman diz que é importante descansar para deixar seu corpo combater a infecção. Trabalhar ou se envolver em atividades extenuantes pode exacerbar a irritação da garganta, causando ressecamento e estresse.

Tome analgésicos de venda livre: uma dor de garganta pode ser aliviada com analgésicos como paracetamol (Tylenol) e ibuprofeno (Advil, Motrin). Dr. Ashman diz que se você pode tomar ibuprofeno, alguns estudos mostram que funciona melhor do que o acetaminofeno para tratar dores de garganta.

Tome um gole: mesmo que a regra dos 8 copos de água por dia possa ou não ser verdadeira, este é um excelente momento para aderir a ela. Líquidos quentes, em particular, podem reduzir a inflamação da garganta, mas beber água, chá ou sopa para se manter hidratado é essencial para a recuperação.

Consumir lascas de gelo: Além disso, beber água congelada pode ser benéfico. De acordo com o Dr. Allen, o frio pode ajudar a entorpecer a garganta ao longo do tempo.

Abaixe a voz: cantores profissionais sabem que o tratamento do silêncio pode ajudar a recuperar a voz, então siga seus conselhos. Hoje em dia, é bastante simples enviar uma mensagem de texto ao seu parceiro ou amigos sobre quaisquer requisitos para entrega enquanto você permanece em silêncio a portas fechadas.

O mel pode ajudar: de acordo com o Dr. Ashman, o mel pode ajudar a aliviar a secura ou a dor cobrindo a parte de trás da garganta. Você pode adicioná-lo a água quente ou chá, fazer pastilhas de mel com ele ou até mesmo comer uma colher (nota: Evite dar mel para crianças pequenas.

Use água salgada como gargarejo: a dor e a inflamação de uma dor de garganta podem ser significativamente reduzidas com um gargarejo salgado. O Dr. Allen aconselha experimentar a proporção de sal para água (variando de 1 colher de chá a 1 colher de chá por 8 onças de água) até encontrar a que funciona melhor para você.

De acordo com o Dr. Allen, uma das dificuldades em se recuperar de uma dor de garganta no inverno é que o ar frio e seco é seu inimigo. Ele sugere manter um umidificador no quarto e aumentar um pouco a temperatura. Chuveiros úmidos e quentes também podem ajudar a relaxar as vias aéreas.

Consumir pastilhas: Embora existam muitos sprays para a garganta que você pode comprar na farmácia para aliviar a garganta, o Dr. Allen diz que eles ajudam apenas por um curto período de tempo. As pastilhas, que acalmam enquanto permanecem na boca, são a sua preferência. O Dr. Ashman aconselha procurar sprays ou pastilhas contendo mentol, benzocaína ou diclonina.

Evite alimentos que irritam: café e alimentos condimentados podem irritar a garganta, e o Dr. Allen sugere evitar alimentos como batatas fritas e pão duro que são difíceis de engolir.

Se você for vacinado, ainda pode ter uma dor de garganta provocada pela Covid?
Sim, mas se você for vacinado sua dor de garganta pode não piorar ou durar tanto. De acordo com o Dr. Ashman, os estudos mostram que as pessoas que foram vacinadas têm maior probabilidade de apresentar sintomas mais leves, uma duração mais curta dos sintomas e uma gravidade geral mais baixa. No entanto, não houve nenhum estudo analisando especificamente a relação entre o estado de vacinação e a gravidade da dor de garganta. Os sintomas da Ômicron duraram em média 4,4 dias para as pessoas que foram vacinadas e receberam reforço, em comparação com 6,87 dias para a população em geral. Como resultado, é lógico que a vacina também pode diminuir a gravidade geral de uma dor de garganta pela Covid.

Qual é a duração de uma dor de garganta pela Covid?
De acordo com o Dr. Allen, uma dor de garganta é normalmente um dos sintomas iniciais do COVID e pode durar de dois a sete dias. No entanto, acrescenta, “estamos vendo algumas dores de garganta que duram várias semanas com os casos mais graves de COVID”.

Paxlovid é eficaz para dor de garganta?
Paxlovid, um medicamento antiviral que deve ser tomado até cinco dias após o início do Covid, pode ajudar seu corpo a eliminar o vírus e limitar sua progressão, o que, em teoria, reduzirá a duração da dor de garganta. Você deve ter sintomas e fatores de risco leves a moderados, como ter mais de 65 anos, ter uma condição crônica de saúde ou ser imunocomprometido, para ser elegível para tomar Paxlovid.

Quando devo me preocupar?
De acordo com o Dr. Ashman, você deve consultar seu médico imediatamente se tiver febre alta, alterações na voz ou dificuldade para engolir ou respirar. Ambos os especialistas enfatizam que, se a dor de garganta persistir por mais de duas semanas, você deve consultar um especialista em garganta ou seu médico de cuidados primários para descartar outras condições, como a Covid prolongada, úlcera na garganta ou câncer.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui