Você já deve estar ciente de que o estresse pode ter um impacto negativo em sua saúde, mas pode não estar ciente de que seu estresse e como você lida com ele estão se espalhando. O estresse pode se espalhar para outras pessoas, especialmente para os entes queridos.
Como psicólogo de saúde social, desenvolvi um modelo de como a saúde psicológica e biológica dos parceiros é afetada pelo estresse. Aprendi com essa e outras pesquisas que a qualidade dos relacionamentos íntimos é importante para a saúde das pessoas.
Aqui está um exemplo: os sistemas cardiovascular, endócrino e imunológico podem ser alterados pelo estresse do relacionamento. De acordo com um estudo de recém-casados, casais que eram críticos, sarcásticos, falavam em um tom desagradável e faziam expressões faciais irritantes como revirar os olhos durante um conflito tinham níveis mais altos de hormônios do estresse.
Na mesma linha, um estudo diferente descobriu que pessoas em relacionamentos abusivos tinham uma taxa mais lenta de cicatrização de feridas, níveis mais altos de inflamação, pressão arterial elevada e mudanças mais frequentes na frequência cardíaca durante o conflito. Quando suas esposas relataram mais estresse, homens de meia-idade e mais velhos tiveram pressão arterial mais alta. Quando comparados aos parceiros que se sentiram mais apreciados e cuidados, aqueles que se sentiram não compreendidos ou cuidados tiveram menor bem-estar e maiores taxas de mortalidade 10 anos depois.
A resposta do corpo ao estresse é amplamente governada pelo hormônio cortisol. Como o cortisol tem um ritmo diurno, seus níveis geralmente atingem o pico logo após acordar e diminuem gradualmente ao longo do dia. No entanto, padrões de cortisol não saudáveis, como baixos níveis de cortisol ao acordar ou falta de redução significativa no final do dia, podem resultar de estresse crônico. Um aumento na probabilidade de desenvolvimento de doenças e morte está ligado a esses padrões.
Meus parceiros e eu descobrimos que a contenção modificava os níveis de cortisol dos casais no dia em que eles faziam uma pergunta; Mesmo quatro horas após o término do conflito, as pessoas cujos parceiros estressados se envolveram em comportamentos negativos durante o conflito apresentaram níveis de cortisol mais altos.
Essas descobertas sugerem que brigar com um parceiro que já está estressado pode ter efeitos de longo prazo em nossa saúde biológica.
Durante e após as férias, aqui estão três maneiras de reduzir o estresse no relacionamento.
Para começar, converse e aprove um ao outro. Deixe seu parceiro saber que você entende como ele se sente. Fale sobre grandes e pequenos problemas antes que eles saiam do controle. Às vezes, os parceiros encobrem os problemas para proteger um ao outro, mas isso pode piorar as coisas. Não interrompa seu parceiro quando ele expressar suas próprias emoções. Tenha em mente que sentir-se compreendido e cuidado por um parceiro é benéfico para o seu bem-estar emocional e promove padrões de cortisol mais saudáveis; portanto, apoiar um ao outro e ouvir um ao outro pode ter efeitos positivos para a saúde de ambos.
Demonstre seu amor a seguir. Sejam gentis uns com os outros e dêem abraços uns aos outros. Além disso, isso pode diminuir os níveis de cortisol e melhorar seu humor. De acordo com um estudo, um relacionamento feliz pode até ajudar a aumentar a resposta à vacinação.
Então, nesse ponto, sirva-se de que você faz parte para se lembrar de um grupo. Juntos, pensem em soluções, encorajem-se uns aos outros e regozijem-se com as vitórias. Casais que trabalham juntos para lidar com o estresse são mais felizes e saudáveis em seus relacionamentos. Aqui estão alguns: quando seu parceiro estiver estressado, faça o jantar ou faça recados para ele; Relaxe e converse sobre o passado juntos; ou vão dançar, se exercitar ou ir a um novo restaurante juntos.
No entanto, também é verdade que, às vezes, essas ações são insuficientes. Ainda assim, muitos casais precisam de ajuda para superar obstáculos e controlar o estresse. A terapia de casal ensina os parceiros a se comunicarem e resolverem conflitos de forma eficaz. Seja proativo e procure a ajuda de um profissional treinado e experiente em lidar com problemas de relacionamento contínuos.
Então, nesta temporada de férias, abrace seu parceiro e deixe-o saber que você está lá para ele. Pare de fazer cara feia um para o outro e leve o estresse um do outro a sério. O estresse em si não é o problema; É como vocês dois lidam com o estresse juntos. Durante as festas de fim de ano e no ano novo, a chave para um relacionamento feliz e saudável é trabalharmos juntos como uma equipe aberta e honesta.