O tipo de gordura mais desafiador e potencialmente perigoso a perder é a gordura visceral no meio. Entre os órgãos abdominais e em um tecido chamado omento, encontra-se a gordura. Apesar do fato de que a gordura visceral compõe apenas uma pequena porção do corpo, ela tem o potencial de contribuir para uma série de problemas de saúde, incluindo pressão alta, obesidade, colesterol alto e resistência à insulina.
A gordura visceral é difícil de perder porque é uma “gordura ativa”, ao contrário de outras gorduras que estão “dormentes”. Os hormônios liberados pela gordura visceral podem afetar sua saúde geral, bem como sua capacidade de perder peso na cintura e na região abdominal. Por isso, o que você come e como se exercita são tão importantes. Cardio é frequentemente recomendado por personal trainers, mas qual tipo de cardio é melhor para perder peso?
Corrida
Correr é um cardio consumidor de oxigênio que, na maior parte, consome cerca de 560 a 840 calorias por hora, enquanto o ciclismo pode consumir apenas cerca de 500 a 740 calorias por hora. Em um estudo da Duke University, as pessoas que se exercitaram 11 milhas por semana não ganharam gordura visceral, mas aquelas que se exercitaram 17 milhas por semana conseguiram perder gordura visceral e subcutânea. Essa é a razão pela qual a corrida é um cardio de alto impacto atraente para perder gordura instintiva.
Mesmo que começar possa ser difícil, especialmente se você tem mais de 50 anos, existem algumas maneiras de mudar gradualmente de apenas caminhar todos os dias para correr.
Andar em uma esteira inclinada é uma ótima maneira de começar. A principal recomendação de Hodges para um treino cardiovascular constante e de baixo impacto é esta. É uma forma de exercício cardiovascular não exigente para as articulações. Por não aumentar muito a frequência cardíaca, dá para fazer por longos períodos de tempo e quase todos os dias”, explica.
Ele acrescenta: “Em termos de perda de peso, andar na esteira em um ritmo moderado significa que seu corpo terá oxigênio disponível para sustentar o exercício de forma consistente”. Em outras palavras, você precisa fazer exercícios aeróbicos para perder peso. Você será capaz de queimar mais gordura quanto mais oxigênio seu corpo usar.
Você pode então começar a correr quando estiver pronto para a próxima etapa. “É uma excelente maneira de queimar o excesso de calorias mais rapidamente do que caminhar para ajudar na perda de peso para correr”, afirma Hodges. Além do mais, você precisa garantir que está aquecendo e alongando os músculos adequadamente. Também é importante escolher os tênis de corrida certos.
Você deve tentar correr ou caminhar por 30 a 60 minutos, quatro a cinco vezes por semana, para perder aquela teimosa gordura da barriga. Além disso, se você deseja iniciar o exercício aeróbico, deve começar com uma caminhada rápida em uma inclinação antes de passar para o jogging e a corrida. A gordura visceral pode ser reduzida de forma mais eficaz por meio de exercícios aeróbicos. Também é importante consolidar seu cardio com uma dieta saudável de vegetais, proteínas magras e carboidratos úteis para perder mais gordura instintiva!