A menos que você pergunte a um exigente garoto de 10 anos que pensa que está sendo inteligente, é altamente improvável que alguém inclua a palavra “saudável” em sua descrição cuidadosa do sorvete. No entanto, aquele garoto de 10 anos pode ter razão.
O departamento de nutrição de Harvard afirma que a sobremesa congelada é boa para sua saúde. Durante um de seus estudos em 2018, um estudante de doutorado em Harvard chamado Andres Ardisson Korat chegou a uma conclusão estranha: consumir uma xícara de sorvete todos os dias estava associado a um menor risco de problemas cardíacos em diabéticos.
A revelação confundiu os cientistas de Harvard. Era ilógico. Como um doce de leite deve dar tais resultados?
Ardisson Korat escreveu em sua tese sobre sua descoberta “inesperada”: “Existem poucas explicações biológicas plausíveis para esses resultados”.
As descobertas de Ardisson Korat ainda confundem os cientistas porque desafiam a lógica.
Mark A. Pereira, epidemiologista da Universidade de Minnesota, disse ao The Atlantic: “Ainda não tenho uma resposta para isso”.
A equipe de nutrição de Harvard continuou procurando por respostas. Os pesquisadores analisaram estudos anteriores, consideraram novas hipóteses e realizaram dezenas de testes ao longo de vários anos. Esse tipo de informação não foi descoberto no primeiro estudo de Ardisson Korat.
Na década de 1980, os pesquisadores de Harvard começaram a obter registros médicos e “questionários de frequência alimentar” de milhares de profissionais de saúde. Em 2005, a universidade publicou seu primeiro estudo observacional e diário sobre diabetes tipo 2. Foi baseado em dados coletados entre 1986 e 1998. Os pesquisadores afirmaram que um menor risco de diabetes foi associado a uma maior ingestão de produtos lácteos com baixo teor de gordura.
De acordo com um boletim de notícias de Harvard, “a redução do risco foi quase exclusivamente associada a alimentos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura”, conforme relatado.
Os resultados indicam que homens com diabetes tiveram um risco 22% menor quando consumiram duas ou mais porções de leite desnatado ou com baixo teor de gordura por dia. De acordo com o estudo, os resultados foram os mesmos para os homens que consumiram duas ou mais porções de sorvete por semana.
“Evidências do mundo real” foram até usadas para apoiar a teoria. Depois de consumir apenas sorvete e suplementos de proteína por um período de cem dias, Anthony Howard-Crow, um YouTuber e treinador online, perdeu 32 quilos e viu melhorias em seu exame de sangue. No entanto, o procedimento não foi agradável.
Howard-Crow afirma: “Esta dieta foi, sem dúvida, a aventura de dieta mais miserável em que já embarquei.”
Ao longo de cerca de uma década, alguns estudos chegaram a conclusões semelhantes. Os pesquisadores ainda estão perplexos com os resultados, mas nada mostrou que eles estão incorretos.
Há uma tonelada de ciência incluída que a pessoa comum (como eu) não tem exatamente nenhuma ideia – no entanto, supondo que os pesquisadores estejam garantindo que o iogurte congelado tenha vantagens médicas, fico feliz em fazer o devido.