Se houvesse uma pílula que você pudesse tomar todos os dias que aumentasse suas possibilidades de viver até os 100, saudável ainda, você tomaria? Com certeza, certo? Felizmente, existe uma alternativa à medicação prescrita que consegue isso: comida.
Existem algumas fontes de alimentos explícitas que os exames lógicos conectaram repetidas vezes ao tempo de vida; não apenas permanecer vivo até a velhice, mas também permanecer vivo até a velhice. Embora nenhum alimento – ou qualquer outra coisa – seja uma garantia de que você viverá até o terceiro dígito, uma rotina alimentar repleta de fontes de alimentos dedutivamente conectadas ao tempo de vida pode, sem dúvida, aumentar essa possibilidade. Mas quais você deve colocar em primeiro lugar? Existem inúmeras fontes de alimentos ricos em suplementos por aí, mas estes são 10 campeões em expectativa de vida.
Vegetais
Você sabia que os vegetais seriam incluídos, certo? De acordo com Cary Kreutzer, EdD, MPH, RD, professor da Escola de Gerontologia Leonard Davis da Universidade do Sul da California, “estudos científicos mostraram que o risco de câncer aumenta quanto menos alimentos à base de plantas as pessoas ingerem em suas dietas, especificamente frutas e vegetais.”
Os antioxidantes nos vegetais ajudam a proteger as células dos radicais livres, que causam doenças crônicas e outras. Isso significa que, independentemente do que você acaba comprando na área de produção ou no mercado dos fazendeiros, você está comendo de acordo com a expectativa de vida. No entanto, se você estiver procurando por detalhes, a nutricionista registrada e professora associada da Faculdade de Saúde Pública e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Oregon, Stephanie Polizzi, MPH, RD, recomenda a escolha de vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas porque eles contêm um composto chamado sulforafano, que ajuda a proteger o DNA de danos e câncer.
Fruta
Frutas também contém muitos antioxidantes, como vegetais. Na hora de comer produtos orgânicos, mantenha a casca porque contém gelatina, que é uma fibra solúvel e ótima para o estômago”, diz Polizzi. Aliás, a fibra é outro nutriente que tem um impacto na longevidade, e você o encontrará não apenas em frutas e vegetais, mas também em outros alimentos desta lista. No que diz respeito a produtos naturais inequívocos para adicionar à sua dieta, os mirtilos demonstraram ser particularmente decentes, pois são rico em polifenóis, uma espécie de reforço celular ligado ao tempo de vida.
Leguminosas
Quando se trata de fontes de proteína, ambos os especialistas enfatizam a importância das proteínas vegetais, principalmente as leguminosas. Segundo Polizzi, as leguminosas não contêm colesterol ou gordura saturada e são ricas em proteínas e fibras. Ela menciona que eles são um elemento básico em locais da realidade onde as pessoas vivem consistentemente com mais de 100 anos e são saudáveis, como Nicoya, Costa Rica; Sardenha, Itália; e Ikaria da Grécia.
Sementes de chia e sementes de linhaça
Lembra daquela conexão entre fibra e vida útil? Por causa disso, Polizzi sugere incluir sementes de chia ou linhaça em sua dieta porque são fontes particularmente boas de fibras solúveis, que auxiliam na digestão e podem ajudar a diminuir o colesterol.
Nozes
Os dois especialistas sugerem a integração de nozes em suas refeições, pois eles contêm alguns suplementos relacionados à longevidade, incluindo fibras, proteínas vegetais, reforços celulares e gorduras insaturadas – que são úteis para a saúde do coração. “Gosto de polvilhar uma combinação de nozes, sementes e produtos naturais secos em meus pratos de verduras mistas”, diz Kreutzer, como um método simples de integrá-los aos jantares.
Alimentos fermentados
A saúde intestinal é um tema importante na indústria de saúde e bem-estar por um motivo; De acordo com Kreutzer, se você deseja ter uma vida longa e saudável, precisa ter muitas bactérias boas no seu intestino. Consumir alimentos fermentados como kimchi, chucrute, missô e tempeh é uma maneira de conseguir isso. Essas fontes de alimento fornecem ao nosso intestino ótimos microorganismos que estão conectados para ajudar no nosso bem-estar geral”, diz Kreutzer.
Batata doce
Vegetais como uma classificação pode estar atualmente em declínio, mas esta é uma que merece destaque explicitamente porque é tão lucrativa. De acordo com Polizzi, a batata-doce representa 60% da ingestão calórica diária de uma pessoa em Okinawa, Japão – conhecida como a “Zona Azul”, onde muitas pessoas vivem regularmente até os 100 anos com uma boa saúde. Como muitos dos itens desta lista, a batata-doce está cheia de antioxidantes e fibras. Eles também contêm 400 por cento da necessidade diária de vitamina A, um nutriente vital que ajuda o sistema imunológico do corpo.
Abacate
As alegações de saúde do abacate são verdadeiras. Os abacates são uma boa fonte de gorduras insaturadas monoinsaturadas, que ajudam a diminuir a irritação e a melhorar o bem-estar cardiovascular. Além disso, eles são ricos em antioxidantes e fibras.
Chocolate amargo
O chocolate amargo se classifica de maneira semelhante aos mirtilos na lista de longevidade: ele contém muitos polifenóis, que são bons para o coração em particular. Escolha o chocolate com no mínimo 70% de cacau para aproveitar ao máximo os benefícios.
Embora incluir todos esses alimentos esteja associado a uma vida mais longa, Polizzi diz que é importante ter em mente que a dieta é apenas uma parte da longevidade. Praticar de forma consistente, descansar bem e enfatizar os executivos também são extremamente importantes. No entanto, na frente da comida, significa muito rastrear maneiras de comer as variedades de comida de que você realmente gosta neste resumo, aproveitando genuinamente os vastos livros de receitas e locais de receitas online. Porque, afinal, você provavelmente vai comê-los por muito, muito tempo.