InícioCiênciaAstrônomos detectam a maior explosão cósmica já vista

Astrônomos detectam a maior explosão cósmica já vista

spot_img

A maior explosão já observada, segundo os astrônomos, foi encontrada.

A explosão é várias vezes mais esplêndida do que qualquer estrela em detonação registrada – conhecida como explosão cósmica.

Está visível há mais de três anos, muito mais do que a maioria das supernovas, que normalmente duram apenas alguns meses.

Uma possibilidade é que uma enorme nuvem de gás tenha sido engolfada por um buraco negro, resultando na explosão.

Um incêndio aéreo foi identificado e mantido pela primeira vez em 2020 pelo Escritório transitório de Zwicky, na Califórnia. No entanto, foi apenas um ano após o fato de que foi obtido por cosmólogos que analisavam as informações.

Eles chamaram a ocasião de AT2021lwx. Na época, eles pensaram que era mediano, pois não havia sinal da distância que estava e, portanto, verificar seu brilho era absurdo.

Uma equipe liderada pelo Dr. Philip Wiseman, da Universidade de Southampton, observou a luz do evento no ano passado e conseguiu descobrir que ela estava a 8 bilhões de anos-luz de distância. O Dr. Wiseman descreveu o momento em que determinaram o brilho do fenômeno.

“Pensamos ‘Deus do céu, isso é ultrajante!'”.

A equipe não tinha ideia de como algo tão brilhante poderia ter acontecido. De acordo com o Dr. Wiseman, não havia nada na literatura científica que pudesse explicar por que algo era tão brilhante e durava tanto.

“A maioria das supernovas e interrupções de fluxo duram apenas dois ou três meses antes de desaparecer. Era muito incomum algo ser brilhante por mais de dois anos.

De acordo com sua teoria, a explosão foi o resultado de um buraco negro supermassivo engolindo uma enorme nuvem de gás, possivelmente milhares de vezes maior que o nosso Sol.

A nuvem ao redor do buraco negro ficaria com restos superaquecidos, parecendo um enorme anel de rosquinha, e as ondas de choque viajariam pelo espaço.

Todos os universos são lembrados por terem aberturas monstruosas em seus corações. Dr. Wiseman é da opinião que o processo do que ele chama de “esculpir” o centro das galáxias pode ser significativamente influenciado por tais explosões poderosas.

“Pode ser que esses eventos, embora sejam extremamente raros, sejam tão energéticos que sejam processos-chave que determinam como os centros das galáxias mudam ao longo do tempo”, sugere o autor.

De acordo com o Dr. Robert Massey, vice-diretor executivo da Sociedade Astronômica Real, a busca está em andamento para outras explosões massivas semelhantes a esta.

Ele disse: “Nunca vimos nada assim antes, e certamente não nesta escala.”

Eu ficaria surpreso se este fosse o único objeto desse tipo no universo.

Com a introdução de novos sistemas de telescópios nos próximos anos, o Dr. Wiseman antecipa poder encontrar mais eventos deste tipo.

O grupo agora está tentando coletar informações adicionais sobre a explosão observando o objeto em vários comprimentos de onda, incluindo raios-X, que podem revelar a temperatura do objeto e quaisquer possíveis processos de superfície. Eles também usarão simulações computacionais mais avançadas para ver se sua teoria sobre o que causou a explosão se sustenta.

A explosão de raios gama GRB 221009A, que durou pouco mais de dez horas no ano passado, foi a mais brilhante já observada pelos astrônomos. Embora fosse mais brilhante que o AT2021lwx, durou apenas um pequeno período de tempo, então a explosão do AT2021lwx foi muito mais poderosa.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui