16.4 C
Paraná
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
InícioCiênciaChina revela plano de construção de base lunar

China revela plano de construção de base lunar

spot_img

A China está expondo maquetes dos foguetes e naves espaciais que está desenvolvendo para enviar seus astronautas à lua. A “Exibição de Conquistas no Programa Espacial Tripulado da China” foi inaugurada em Xangai, no New International Expo Center. A mostra inclui o foguete Longa Marcha 10, uma espaçonave lunar e uma espaçonave tripulada de próxima geração.

O Longa Marcha 10 é uma evolução do atual foguete chinês, o Longa Marcha 5. A espaçonave de próxima geração herda tecnologia da atual espaçonave Shenzhou, responsável por transportar astronautas para a estação espacial chinesa Tiangong. A China já realizou com sucesso três pousos lunares robóticos com as missões Chang’e 3, 4 e 5.

O plano chinês para aterrissagem na lua envolve o lançamento de dois foguetes Longa Marcha 10, um para o módulo lunar e outro para a espaçonave tripulada. O módulo lunar e a espaçonave tripulada se encontram e acoplam em órbita lunar. Em seguida, dois astronautas se transferem para o módulo lunar e partem para a superfície lunar, onde realizam diversas tarefas científicas e coletam amostras lunares durante uma estadia de aproximadamente seis horas.

“O desenvolvimento do módulo lunar e da nova espaçonave ainda está aproveitando as tecnologias anteriores. Também estamos acelerando a avaliação e o desenvolvimento do rover lunar tripulado”, afirmou Fan Ping, designer-chefe de estações espaciais no Instituto de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai (SAST), à Televisão Central da China.

“A China estabeleceu a meta de levar pessoas à lua até 2030”, disse Fan Ping. “E, após alcançar esse objetivo, o próximo passo pode ser a construção de uma estação de pesquisa lunar, permitindo que estabeleçamos nossa própria base na lua para realizar mais experimentos científicos.”

Atualmente, a China está trabalhando para atrair parceiros para o projeto denominado Estação de Pesquisa Lunar Internacional. O país, em conjunto com a Rússia e outros parceiros, pretende iniciar a construção do posto avançado lunar após o lançamento das missões precursoras Chang’e 7 e 8, planejadas para cerca de 2026 e 2028.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui