A equação de Drake, concebida pelo astrofísico Frank Drake em 1961, explora o motivo pelo qual ainda não encontramos uma civilização extraterrestre. Esta equação leva em conta diversos fatores, como o número de estrelas com planetas em órbita, a taxa de formação de estrelas e a proporção de planetas capazes de desenvolver e sustentar vida.
Num novo artigo, Elio Quiroga Rodríguez, professor na Universidad del Atlántico Medio, na Espanha, argumenta que a equação de Drake não vai suficientemente longe. Ele sugere a possibilidade de que alienígenas habitantes de água ou outros líquidos, bem como civilizações em super-Terras, possam estar presos no planeta que habitam devido a “limitações físicas”, mesmo se desejassem partir, adicionando um novo e fascinante aspecto a uma das questões fundamentais na busca por vida extraterrestre inteligente.
No artigo, Quiroga propõe duas possibilidades adicionais para a equação de Drake. A primeira considera que civilizações em planetas muito maiores que a Terra precisariam de velocidades de escape muito mais altas para superar a forte gravidade do planeta. Se essa velocidade fosse muito alta, os extraterrestres “não conseguiriam deixar o planeta usando qualquer quantidade concebível de combustível, e uma estrutura de foguete viável não resistiria às pressões envolvidas no processo, pelo menos com os materiais conhecidos”, escreveu Quiroga.
Na segunda possibilidade, o pesquisador considera os “mundos aquáticos”, onde o impulso para desenvolver tecnologias de comunicação de longa distância é muito menor, uma vez que as mensagens já podem viajar por vastas distâncias sem precisar ser amplificadas com tecnologia complexa em um ambiente fluido.
Para uma espécie submarina, “a comunicação entre indivíduos poderia ser viável sem a necessidade de dispositivos de comunicação”, argumentou Quiroga. “Essa civilização não seria ‘comunicativa’ e não seria contemplada na equação de Drake.”
Em resumo, trata-se de uma extensão de um dilema já considerável que enfrentamos hoje. Será que poderiam existir alienígenas completamente inconscientes vivendo em oceanos maciços, ou civilizações frustradas tentando superar o imenso poço gravitacional de seu planeta?