26.3 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioSaúdeEstudo diz que comer carboidratos refinados te deixa menos...

Estudo diz que comer carboidratos refinados te deixa menos atraente

spot_img

Existe uma conexão entre o consumo de carboidratos refinados e como as pessoas o percebem como atraente? Um novo estudo da Universidade de Montpellier, na França, afirma que sim. Carboidratos refinados são carboidratos processados que perdem fibras, vitaminas e minerais. Esse processo lhes confere uma textura mais fina e prolonga a vida útil, mas também elimina alguns dos benefícios nutricionais. Tipicamente, são encontrados em alimentos como pão branco, massa, cereais matinais e produtos assados como biscoitos e doces.

Embora as implicações para a saúde de uma dieta rica em carboidratos refinados já tenham sido estudadas há muito tempo, os pesquisadores queriam ver se havia uma relação significativa entre o consumo de carboidratos refinados e como atraente você é percebido. Para este estudo, alguns participantes (todos homens e mulheres de ascendência europeia, para tornar o grupo culturalmente mais similar e reduzir diferenças físicas) receberam um café da manhã rico em carboidratos refinados que elevou os níveis de açúcar no sangue, enquanto outros receberam um café da manhã com baixo índice glicêmico. Mais tarde, voluntários do sexo oposto avaliaram a atratividade facial desses participantes em fotos tiradas duas horas após o café da manhã.

Os pesquisadores descobriram que um consumo maior de carboidratos refinados estava associado a uma classificação de atratividade facial mais baixa tanto em homens quanto em mulheres. O estudo também sugeriu que consumir regularmente carboidratos refinados no café da manhã e como lanches estava ligado a classificações de atratividade mais baixas. De forma positiva, o estudo também descobriu que comer um café da manhã composto principalmente de gorduras e proteínas, como laticínios, com uma pequena quantidade de carboidratos refinados aumentou as classificações de atratividade.

Claire Berticat, co-autora do estudo, diz que “A mensagem-chave a ser retirada deste estudo é que as escolhas alimentares podem afetar não apenas a saúde física, mas também traços não médicos de grande importância social, como a atratividade facial.”

No entanto, exatamente por que isso acontece ainda não está claro. Embora Berticat diga que os dados sugerem que os carboidratos refinados afetam os hormônios sexuais, que influenciam como as pessoas podem parecer mais masculinas ou femininas, potencialmente afetando como são classificadas como atraentes, esse é um efeito a longo prazo — não algo que necessariamente aparece apenas duas horas após comer uma refeição de carboidratos refinados.

A médica de medicina funcional Gabrielle Lyon, autora do livro Forever Strong, diz que “os alimentos que consumimos têm um impacto significativo em nossos corpos”. Uma dieta rica em carboidratos refinados, diz ela, pode predispor as pessoas à resistência à insulina, pré-diabetes e, sem intervenção, diabetes mellitus tipo 2.

No entanto, quando se trata de como nos parecemos, Lyon diz que uma dieta rica em carboidratos refinados “resultará em mais água armazenada, frequentemente referida como ‘peso da água’.” Ela acrescenta que isso pode resultar em características faciais mais cheias, incluindo bochechas inchadas e menos definição no queixo, e que o excesso de peso da água também pode alterar o tamanho e a forma do corpo de uma pessoa. No entanto, é importante notar que isso ocorre após o consumo a longo prazo de carboidratos — não após desfrutar de um pastel no café da manhã de vez em quando.

Então, o que está acontecendo? Kiera Sullivan, uma dietista clínica do Stanford Health Care, diz que é possível que os participantes que comeram refeições mais ricas em carboidratos refinados tenham experimentado hipoglicemia, uma condição na qual o açúcar no sangue cai. Embora seja apenas especulação, Sullivan diz que pode ser uma razão chave pela qual as pessoas percebem de forma diferente aquelas que acabaram de consumir carboidratos refinados.

Quando você come carboidratos refinados com baixo teor de fibras, como pão branco, seu corpo os quebra rapidamente em açúcar, causando um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue. Isso faz com que o pâncreas libere insulina para ajudar as células a absorver o açúcar para obter energia. No entanto, o aumento repentino de insulina pode levar a uma queda subsequente no açúcar no sangue. Isso pode afetar seus níveis de energia, mas também, potencialmente, sua aparência.

“A hipoglicemia tende a ter efeitos visuais, como redução do fluxo sanguíneo para a pele, então ela parece mais opaca”, explica Sullivan. “Pode ser que eles pareçam mais velhos, ou percam a cor da pele.” É possível que a redução de cor nos complexos de pele dos participantes do estudo os fizesse parecer doentes. Quão saudável alguém parece pode ser um dos indicadores de atratividade percebida.

Carboidratos refinados devem ser consumidos com moderação, pois carecem de valor nutricional e podem substituir alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes. No entanto, os carboidratos em geral têm sido injustamente criticados, diz Lyon — e de forma injusta. “É importante diferenciar entre carboidratos de fontes alimentares integrais, como frutas e vegetais frescos, versus carboidratos que vêm de alimentos ultraprocessados, como cereais, massas enriquecidas e produtos assados”, explica ela.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui