Nesta quinta-feira, 8 de agosto, um repórter está sendo alvo de um mandado de busca da Polícia Civil do Paraná (PCPR) em Maringá, cidade onde exerce sua profissão. O jornalista está sendo investigado por supostamente integrar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e homicídios na região.
No início de 2023, a PCPR realizou uma série de mandados de busca contra membros de uma organização criminosa em Maringá. Durante essas operações, foram apreendidos vários celulares, incluindo o de um membro da organização que morreu em um confronto com a polícia na operação “Todos Por Um”, ocorrida no meio de 2023.
Analisando os celulares apreendidos, foi revelado que o repórter, utilizando sua posição para acessar informações confidenciais, estava fornecendo dados sobre apreensões de drogas, homicídios, identidade de autores e vítimas, além das investigações policiais em andamento. Ele também compartilhava informações sobre a localização das equipes de segurança e antecipava detalhes das operações policiais, o que pode ter comprometido o êxito dessas ações.
Além disso, o repórter enviava fotos dos locais dos crimes e das vítimas para membros da organização criminosa, ajudando-os a evitar a captura e obstruir as investigações.
Em conversas encontradas nos celulares apreendidos, indicam a gravidade da colaboração do repórter com a organização criminosa. Em uma mensagem, ele comentou: “Hoje foram para matar ele e erraram os tiros. Inclusive, deram uma recompensa de R$ 5.000 se alguém matasse ele”. Em outra, ele disse: “Então menino, tinha que ter feito ele né. Para a gente filmar ele no chão”, evidenciando que ele incentivava atos violentos e sublinhando a seriedade de sua ligação com os criminosos.
Nota Oficial do União Brasil Maringá
08 de agosto de 2024
O partido União Brasil de Maringá declara que participará do pleito eleitoral de 2024 com 24 candidatos a vereador, os quais apresentaram todas as certidões cíveis e criminais exigidas, conforme determina a lei eleitoral.
Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo um de nossos filiados e pré-candidato, conforme relatado pelos órgãos policiais e pela imprensa, comunicamos que iremos suspender a candidatura do mesmo.
Essa decisão visa preservar a integridade de todo o processo eleitoral e está em consonância com os princípios constitucionais que norteiam nosso partido, que incluem a tolerância, pluralidade, respeito e diálogo.
Reforçamos nosso compromisso com um processo eleitoral transparente e justo.
Atenciosamente,
União Brasil Maringá