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quinta-feira, setembro 19, 2024
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Qual a importância de identificar e orientar alunos superdotados?

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Neste sábado, 10 de agosto, celebramos o Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), uma data dedicada a reconhecer e valorizar indivíduos com potencial excepcional em uma ou mais áreas específicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 5% da população mundial apresenta características associadas à superdotação, e os primeiros sinais costumam aparecer na infância.

As crianças com altas habilidades frequentemente mostram uma série de características notáveis. Elas costumam aprender com rapidez, possuem facilidade para abstração e são adeptas em fazer associações complexas, análises e sínteses. Além disso, podem apresentar um vocabulário avançado e habilidades de leitura superiores. Essas crianças frequentemente têm uma mente flexível, um julgamento apurado e uma propensão a se entediar com tarefas repetitivas ou rotineiras. Reconhecer e entender essas características é fundamental para oferecer o apoio adequado e promover o desenvolvimento pleno desse potencial.

Na próxima segunda-feira, 12 de agosto, a professora Karina Paludo, doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordará o desafio de identificar e oferecer atendimento especializado a alunos com altas habilidades, comumente conhecidos como “superdotados” ou “gênios”. A palestra ocorrerá na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a abertura da sessão plenária, que começa às 14h30, no horário do Grande Expediente.

O evento é organizado a convite do deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência. O parlamentar é autor da Lei estadual nº 21.743, de 10 de novembro de 2023, a primeira legislação estadual no país nesse sentido, que estabelece orientações e preceitos para implantação de campanhas estaduais destinadas ao desenvolvimento das potencialidades de educandos com altas habilidades/superdotação na rede de ensino pública do Paraná.

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