Artistas voluntários da Rede Sol voltam a se apresentar em hospitais, lares de idosos, orfanatos e outras instituições sociais. O programa realizado pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com artistas voluntários ficou suspenso durante dois anos em razão da pandemia de covid-19.
A primeira apresentação será nesta terça-feira (8/3), um show de mágica do grupo voluntário Família Canova na Escola Estadual Para Surdos Guilherme Eduardo Jacobucci. Depois as apresentalções continuam na Casa de Recuperação Padre João Ceconello, na Apae Santa Felicidade, na Escola de Educação Especial Fenix, na Escola de Educação Especial Primavera, no Hospital Psiquiátrico Bom Retiro e na Clínica Dia Bom Retiro TM.
25 anos de arte solidária
O programa Rede Sol completa em agosto 25 anos de atividades. Foi criado em 1997 quando a primeira-dama Margarita Sansone era presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Durante todos esses anos, eles doaram o seu tempo e o seu talento para essa causa, levando mais alegria e descontração aos locais em que se apresentam.
Segundo Marilene Correia, coordenadora da Rede Sol há 23 anos, o programa já cadastrou mais de 200 voluntários nesse período, mas agora, depois da pandemia, será necessário mobilizar novamente os artistas. “Estamos entrando em contato com os artistas procurando sensibilizá-los para essa atividade solidária. O programa está aberto a novas participações”, convida Marilene.
O músico sertanejo Renan Cardoso é um dos pioneiros da Rede Sol. Ex-integrante da dupla William e Renan, atualmente ele canta e toca violão nas instituições acompanhado da sanfonista Manu Rodrigues. Renan conta qual é a sua motivação. “É algo que alimenta a alma. Cada vez que toco nesses locais saio renovado. A gente sente a emoção de levar um pouco de alegria para quem está em sofrimento. É algo que alimenta a alma”, diz ele.
Como participar
Para fazer parte da equipe da Rede Sol e se apresentar nas instituições, é necessário se cadastrar junto à coordenação do programa. A Fundação Cultural agenda as apresentações e fornece toda infraestrutura necessária, desde o transporte até equipamento de som.
As entidades sem fins lucrativos interessadas em participar do projeto também devem entrar em contato com a equipe do programa para agendar uma visita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3213-7571.
Apresentações de artistas voluntários da Rede Sol em março
Dia 8 (ter), 10h
Show de Mágicas
Voluntários: Família Canova
Local: Escola Estadual Para Surdos Guilherme Eduardo Jacobucci (Rua José Veríssimo, 220 – Tarumã)
Alunos da Instituição
Dia 9 (qua), 15h
Apresentação de MPB
Voluntário: Ed Jamaica
Local: Casa de Recuperação Padre João Ceconello (Rua Sebastião Malucelli, 99 – Novo Mundo)
Internos da Instituição
Dia 10 (qui), 15h
Apresentação de Música Sertaneja
Voluntário: Renan Cardoso e Manu Rodrigues
Local: APAE – Santa Felicidade (Rua Orlando Perucci, – Santa Felicidade)
Alunos da Instituição
Dia 14 (qua), 10h
Apresentação de Piano
Voluntário: Davi Sartori
Local: Escola de Educação Especial Fenix (Rua Capibiribi, 1546, Portão)
Alunos da Instituição
Dia 15 (ter), 15h
Apresentação de MPB e Pop/Rock
Voluntário: Lê Rodrigues
Local: Escola de Educação Especial Primavera( Rua Monte Castelo, 1040 – Tarumã)
Alunos da Instituição
Dia 16 (qui), 15h
Apresentação de MPB
Voluntário: Guego Favetti
Hospital Psiquiátrico Bom Retiro: Rua Eleonora Murici Novaes, 171, Jd. Botânico
Pacientes da Instituição
Dia 17 (qui), 8h30 às 12h
Apresentação de MPB e Pop/Rock
Voluntário: Ronaldo Luza
Local: Clínica Dia Bom Retiro TM (Rua Floriano Essenfelder, 97 – Alto da Glória)
Pacientes da instituição