26.7 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioCiênciaAstronautas estão fazendo fígado no espaço

Astronautas estão fazendo fígado no espaço

spot_img

Mini fígados serão enviados para a Estação Espacial Internacional em um estudo que busca avaliar se a microgravidade pode promover o crescimento de tecidos saudáveis com uma circulação sanguínea adequada.

Segundo os cientistas, a pesquisa tem o potencial de viabilizar a criação de tecidos e órgãos personalizados no espaço, que poderiam ser utilizados em transplantes. Em duas próximas experiências, os pesquisadores planejam testar o crescimento do tecido hepático em microgravidade, além de experimentar uma nova tecnologia que mantém o tecido super-resfriado para o retorno à Terra.

“Meu objetivo final para esses tecidos, caso eles realmente se desenvolvam da forma que imaginamos e esperamos com a ajuda da microgravidade, é utilizá-los em terapias,” afirmou a Dra. Tammy Chang, professora de cirurgia. Esses tecidos poderiam ser transplantados para tratar diversas doenças e distúrbios do fígado, explicou Chang ao Jornal Paraná.

Cultivar tecidos em placas de laboratório na Terra é um desafio, em parte, porque a gravidade puxa as células para o fundo do recipiente. Além disso, a gravidade exerce uma tensão nas células, exigindo que o meio onde estão seja agitado para mantê-las suspensas durante o crescimento. Na natureza, os órgãos se desenvolvem no embrião enquanto este flutua em fluido amniótico no útero, ou em um meio de proteção líquida proporcionado pelo ovo.

Esses desafios inerentes à gravidade levaram os pesquisadores a desenvolver biorreatores rotativos que simulam baixa gravidade ao girar em alta velocidade, permitindo que tecidos e “organoides” cresçam em condições artificiais. Porém, esses recipientes rotativos também criam tensões nos tecidos, especialmente à medida que os aglomerados de células aumentam.

Chang e sua equipe acreditam que os organoides podem se desenvolver melhor em uma microgravidade contínua e de alta qualidade, como a presente na Estação Espacial Internacional.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui