A Seleção Brasileira entra em campo nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), para enfrentar o Uruguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com 17 pontos, o Brasil ocupa a quarta posição e, em caso de vitória, ultrapassa os uruguaios, que têm 19, e pode terminar o ano na vice-liderança, dependendo do resultado do confronto entre Colômbia e Equador. No entanto, um tropeço coloca em risco a posição, com Equador e Paraguai, ambos com 16 pontos, logo atrás.
O duelo terá transmissão ao vivo na TV Globo, com narração de Luis Roberto e comentários de Júnior e Roger Flores, enquanto o Sportv transmite o jogo com narração de Luiz Carlos Jr. e análises de Ledio Carmona e Ricardinho.
Este será o 14º jogo do Brasil em 2024, que até o momento acumula seis vitórias, seis empates e uma derrota. O ano começou com esperança, com uma vitória sobre a Inglaterra e um empate com a Espanha, mas foi marcado por uma Copa América ruim. Nos últimos confrontos das eliminatórias, a Seleção com uma sequência de sete pontos conquistados nos últimos nove possíveis.
Em relação ao histórico de confrontos entre as duas seleções, este será o 35º jogo do Brasil como mandante contra o Uruguai. O retrospecto é favorável ao Brasil, com 23 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. No total, os dois países já se enfrentaram 80 vezes, com 38 vitórias brasileiras, 21 uruguaias e 21 empates. O clássico promete ser mais um capítulo emocionante da rivalidade entre essas duas grandes seleções do futebol mundial.
Escalações prováveis
Brasil:
Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho.
Desfalques: Éder Militão, Rodrygo e Guilherme Arana (machucados) Vanderson (suspenso).
Pendurados: André, Bruno Guimarães, Danilo, Martinelli e Ederson.
Uruguai:
Rochet, Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Valverde, Ugarte e Betancur; Pellistri, Darwin Nuñez e Araújo.
Desfalques: Nández (suspenso)
Leia também:
Athletico precisa vencer na Série A para não depender de milagres
Novo técnico do São Joseense é craque conhecido