Curitiba passa a contar com o primeiro Hospital Veterinário Municipal do Paraná, localizado na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no bairro Taboão, o hospital integra um complexo que também abriga o Parque Municipal São Francisco de Assis, antes conhecido como Parque das Esculturas da Votorantim.
Durante a cerimônia, foi realizado o primeiro agendamento de atendimento pelo site da Rede de Proteção Animal da Prefeitura. O hospital começará a realizar atendimentos em 13 de janeiro e terá capacidade para 50 atendimentos diários de cães e gatos. Os casos de urgência e emergência terão prioridade, seguindo o mesmo protocolo utilizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Com um investimento de R$ 9,8 milhões, o município reformou e adaptou o espaço, além de melhorar as instalações do parque. O hospital, localizado em uma área de 68.467,05 m² cedida pela empresa Votorantim Cimentos S.A., oferece serviços gratuitos para a população, incluindo consultas, cirurgias, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, atendimentos ambulatoriais e internação.
Além disso, o hospital conta com especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, e está preparado para atender casos de média e alta complexidade, com foco em animais de moradores em situação de vulnerabilidade social e protetores de animais cadastrados na Rede de Proteção Animal.
Os agendamentos para consultas, realizadas gratuitamente, devem ser feitos pelo site da Rede de Proteção Animal, de forma semelhante aos agendamentos para castrações e vacinações. O público prioritário são os animais de moradores do programa Armazém da Família e protetores com cadastro ativo junto à Prefeitura.
Para agendar, acesse: https://protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/
Leia também:
Secretário de Saúde de Piraquara cai após acusação de corrupção