23.5 C
Paraná
quarta-feira, dezembro 25, 2024
spot_img
InícioEducaçãoEducação do Paraná é o melhor do Brasil

Educação do Paraná é o melhor do Brasil

spot_img

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revela o nível da Educação no Brasil, o Paraná tem a maior nota do país, com 6,7, na frente de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No ensino médio, o Estado manteve a liderança com nota 4,9 – superando a média nacional de 4,3. Nos anos finais do ensino fundamental, o Paraná atingiu a nota 5,5 – conquistando o primeiro lugar, empatado com Ceará e Goiás.

Já nos anos iniciais, liderados pelos municípios e com apoio da Secretaria da Educação, por meio do programa Educa Juntos, o Paraná também garantiu o topo do ranking com nota 6,7, à frente de Ceará e São Paulo.

No que refere especificamente à rede estadual, os avanços são fruto de estratégias educacionais bem estruturadas. O destaque vai para iniciativas como a constante formação de professores e as políticas de apoio pedagógico que buscam alinhar desempenho acadêmico e inclusão.

“Os resultados do Ideb são um reflexo direto do trabalho incansável de nossos professores, diretores, pedagogos e equipes escolares, além do esforço e dedicação dos nossos estudantes. O Paraná está pavimentando o caminho para se tornar um modelo de ensino público na América Latina”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

AVANÇOS – Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no Ideb no ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do governo, e as escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional é de 4,3.

Na rede estadual de ensino, a nota do Ensino Médio do Paraná é de 4,7 – muito próxima de Goiás, com 4,8. Houve uma evolução de 0,1 em relação ao ranking de 2021.

Nos últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5. A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com o Ceará e Goiás, que também obtiveram índice 5,5. A média nacional ficou em 5.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui