Os servidores contemplados no crescimento horizontal de 2024 começarão a receber, a partir deste mês, um reajuste de 2,8% referente ao avanço na carreira. O pagamento, autorizado pelo prefeito Eduardo Pimentel, será incluído no contracheque de janeiro, disponível para consulta no Portal a partir do dia 27. O depósito dos salários será realizado no dia 31.
Ao todo, 10.306 servidores serão beneficiados com o reajuste de 2,8%, representando mais de 36% das matrículas ativas. O impacto mensal desse crescimento na folha de pagamento será de R$ 3,3 milhões, já considerando os encargos obrigatórios.
“A retomada dos crescimentos é um avanço importante e representa o reconhecimento aos nossos servidores municipais. Temos uma Prefeitura sólida, com boa saúde financeira, e agora, sim, podemos garantir o pagamento aos trabalhadores, sempre que realizarmos algum procedimento”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O percentual de 2,8% corresponde a um avanço dentro da tabela salarial da Prefeitura de Curitiba. Os servidores incluídos no crescimento horizontal passarão da referência atual para a imediatamente superior, dentro do mesmo nível. O resultado desse processo foi divulgado em 20 de dezembro de 2024.
Do total de beneficiados, 4.038 são profissionais do magistério, 1.434 professores da Educação Infantil, 587 guardas municipais, 42 auditores fiscais, 36 procuradores e 4.169 servidores de diferentes áreas abrangidas pela Lei 16.198/2023, uma das seis legislações que estruturam o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores municipais.
A implementação do crescimento horizontal em 2024 foi viabilizada pela aprovação das leis do Plano de Cargos em 2023. No entanto, o pagamento desses avanços na carreira depende da disponibilidade de recursos financeiros, já que geram um impacto significativo na folha de pagamento da Prefeitura.
Rescisões
Ainda neste mês de janeiro, serão efetuados os pagamentos das rescisões aos agentes públicos que ocupavam exclusivamente cargos em comissão até dezembro de 2024.
Os contracheques referentes a esses acertos podem ser solicitados diretamente nos núcleos de Gestão de Pessoal pelos servidores desligados da Prefeitura. O pagamento está previsto para o dia 24.
Com a regularização das rescisões dos comissionados que não são servidores efetivos, aqueles que forem reconduzidos aos cargos iniciarão um novo período de contratação.
Parte dos comissionados nomeados a partir de 1º de janeiro poderá ter o pagamento deste mês realizado separadamente, por meio de uma folha de ajuste. Nesses casos, o salário será depositado após o dia 31.