26.2 C
Paraná
sábado, fevereiro 22, 2025
spot_img
InícioAgronegócioColégios agrícolas são modernizados para melhoria do aprendizado

Colégios agrícolas são modernizados para melhoria do aprendizado

spot_img

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, R$ 2.714.070,75 em equipamentos e infraestrutura para os 26 colégios agrícolas do Paraná. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação técnica dos alunos e ampliar as condições de ensino nas unidades. O evento contou com a presença de cerca de 300 estudantes dos colégios beneficiados. Entre os equipamentos adquiridos estão 26 microtratores, 26 perfuradores de solo, quatro ônibus escolares, 300 colchões, quatro drones, uma semeadora/plantadeira e uma plantadeira de mandioca. Esses recursos modernizam a infraestrutura das escolas e garantem que os alunos tenham acesso a ferramentas utilizadas no mercado agropecuário, preparando-os para os desafios da profissão.

Ratinho Junior destacou que a intenção é capacitar os estudantes não apenas para atuarem como agricultores, mas também para lidarem com as tecnologias mais avançadas do agronegócio, preparando-os para empreender ou liderar empresas e cooperativas do setor. Ele lembrou que, nos últimos anos, foram criadas cinco novas escolas agrícolas e que o Governo do Estado instituiu um programa para que todas as instituições funcionem também como pequenas cooperativas locais. Das 26 escolas, 23 já têm cooperativas em funcionamento, e outras três estão em fase de implantação. A ideia é que os produtos cultivados nas escolas sejam comercializados, gerando recursos para a compra de mais equipamentos e ferramentas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho.

O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, ressaltou que os equipamentos entregues qualificam o ensino dos colégios agrícolas, unindo o programa pedagógico à realidade agrícola. Ele destacou que os alunos têm acesso a tecnologias de ponta, como sensores, drones e microtratores, que fazem parte da formação prática proposta pelos colégios. Além dos equipamentos, as escolas receberam outdoors que serão instalados nas unidades para destacar a parceria com a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). Por meio do Programa Agropecuária 2030, uma iniciativa do SENAR-PR e da Secretaria da Educação, são ofertados cursos em áreas como drones agrícolas, mecanização, manejo de gado e apicultura, além de capacitação para professores e incentivo à inovação no campo.

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, afirmou que a parceria é fundamental para formar profissionais mais completos no futuro. Ele destacou a importância de colocar os jovens em contato com tecnologias de ponta, preparando-os para fortalecer o agronegócio do Paraná. O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que também esteve presente no evento, elogiou os investimentos do Governo do Paraná nas escolas agrícolas, destacando que a educação é um vetor essencial para combater a pobreza e a falta de oportunidades.

Leia também:

Gilson de Souza será o novo líder do PL na Assembleia

Paraná registra 1.156 novos casos de dengue

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui