InícioAgronegócioOutono chega amanhã e teremos calor até quinta-feira

Outono chega amanhã e teremos calor até quinta-feira

spot_img

O outono inicia amanhã, às 0h06, e termina às 17h51 de 20 de junho, quando começa o inverno, a temporada mais fria no Paraná. De acordo com as previsões do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o início da estação apresentará um clima abafado e quente, em linha com os dias anteriores, o que propicia a formação de áreas de instabilidade a partir da tarde. A temperatura mínima estimada é de 19 ºC em Guarapuava, enquanto as máximas serão registradas em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu, atingindo os 25 ºC.

Globalmente, o cenário climático aponta para a dissipação do fenômeno El Niño, que dominou durante o verão, dando lugar ao La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, alcançando seu ápice na primavera.

“Prevê-se que a temperatura média do ar se mantenha próxima ou ligeiramente acima da média climatológica, exceto na região litorânea, que seguirá o padrão esperado para a estação”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. É esperado que ocorram alguns períodos de temperaturas elevadas, enquanto as manhãs e noites gradualmente se tornarão mais frias.

Quanto ao regime de chuvas, espera-se que siga a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana, enquanto nas demais regiões é prevista uma precipitação abaixo da média. “Antecipamos períodos de tempo seco, conhecidos como veranicos, além de nevoeiros e os primeiros episódios de geada, típicos desta estação”, observa o meteorologista.

O outono paranaense é caracterizado, em geral, pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, devido ao deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso, e a direção predominante do vento, do Sul para o Norte do continente, favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, prolongando os intervalos entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações tendem a ocorrer nas regiões Sudoeste e Oeste, enquanto as menores são registradas no Norte.

O padrão de chuvas tende a seguir a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana, enquanto para as demais regiões é prevista uma precipitação abaixo da média. O meteorologista observa que estão previstos períodos de tempo seco, conhecidos como veranicos, além de nevoeiros e os primeiros episódios de geada, características da estação.

Durante o outono paranaense, geralmente ocorre uma redução no volume de chuvas em relação ao verão, devido ao deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, prolongando os intervalos entre as chuvas e as passagens de frentes frias. Normalmente, as maiores precipitações são registradas nas regiões Sudoeste e Oeste, enquanto as menores ocorrem no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, resultando em queda de temperatura e períodos frios. São esperadas geadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.

Para informações atualizadas sobre as condições do tempo, o site www.simepar.br oferece previsões para até quinze dias por município e região do Paraná. Além disso, é possível visualizar imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). As previsões são divulgadas diariamente no podcast Simepar Informa.

No que se refere à agrometeorologia, a principal cultura do outono paranaense, o milho segunda safra, deve ter bom desenvolvimento e produtividade, exceto em caso de eventos meteorológicos extremos, como geada precoce ou veranico intenso. O feijão segunda safra também pode ser afetado negativamente por escassez de chuva e frio precoce intenso. Por fim, o serviço Alerta Geada, que entra em operação em maio, fornecerá informes sobre a possibilidade de geadas em todas as regiões do Paraná, categorizando a intensidade como fraca, moderada ou forte, e disseminando as mensagens para usuários cadastrados por celular e e-mail, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui