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quinta-feira, março 6, 2025
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Quando é a hora certa para trocar o óleo do carro?

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Trocar o óleo do carro é apenas um dos muitos pequenos aborrecimentos de ser proprietário de um veículo, mas é crucial para mantê-lo em bom estado. Claro, se você não trocar o óleo no prazo e com os produtos adequados, isso pode anular a garantia do seu carro.

No entanto, especialistas em automóveis agora afirmam que o intervalo padrão de troca de óleo a cada três meses — ou a cada 5.000 quilômetros — está ultrapassado, e que a maioria dos carros pode rodar muito mais antes de precisar de uma troca de óleo.

Se você troca o óleo com mais frequência do que o necessário, isso não ajudará seu carro. Também não causará danos, mas você estará desperdiçando dinheiro, tempo e recursos. Além disso, descartar óleo que ainda está em bom estado coloca uma pressão desnecessária no meio ambiente.

Existem quatro intervalos principais “recomendados” para a troca de óleo, com base em fatores específicos para você e seu carro:

  • A cada 1.500 quilômetros ou a cada seis meses
  • A cada 5.000 quilômetros
  • A cada 8.000 a 12.000 quilômetros
  • A cada 16.000 a 24.000 quilômetros

Lembre-se de que, não importa com que frequência você troque o óleo, pode ser necessário trocar o filtro de óleo. Alguns filtros de óleo suportam intervalos longos entre trocas, mas outros não. Consulte o manual do proprietário do seu carro para ver com que frequência o filtro de óleo precisa ser substituído.

Vamos analisar as circunstâncias para diferentes intervalos de troca de óleo.

Troca a cada 1.500 quilômetros
Se alguns especialistas dizem que 5.000 quilômetros é um intervalo muito curto, por que esses mesmos especialistas recomendariam trocas a cada 1.500 quilômetros? Tudo depende dos seus hábitos de direção. Se sua rotina de direção consiste principalmente em viagens de 15 quilômetros ou menos, você deve considerar trocar o óleo com mais frequência do que a cada 5.000 quilômetros por dois motivos:

  1. Se você não faz viagens longas em velocidades altas e constantes (como em uma rodovia), o motor do seu carro não aquece o suficiente para evaporar a condensação que se acumula no sistema. Isso pode fazer com que o óleo se degrade mais rapidamente.
  2. A maior parte do desgaste do motor do seu carro ocorre quando você liga o carro. Se você não dirige muito longe, a maior parte da sua condução é do tipo que é muito prejudicial ao motor. Trocar o óleo com mais frequência ajudará a minimizar os danos.

Resumindo, se você dirige seu carro com pouca frequência — muito menos do que a quilometragem do intervalo de serviço recomendado —, ainda deve trocar o óleo duas vezes por ano, pois o óleo se degrada com o tempo.

Troca mais frequente
Alguns especialistas em automóveis sugerem que o intervalo de 5.000 quilômetros é, na verdade, para beneficiar as oficinas que trocam óleo, já que, quanto mais frequentemente você vai, mais dinheiro elas ganham. Ainda assim, se você tem um carro mais antigo que recomenda a troca de óleo a cada 5.000 quilômetros, é melhor seguir essa recomendação.

Alguns defendem intervalos mais longos, especificamente a cada 8.000 a 12.000 quilômetros, com base no fato de que essas distâncias são as recomendadas na maioria dos manuais dos proprietários. Tanto os intervalos de 8.000 quanto os de 12.000 quilômetros estão se tornando cada vez mais comuns, embora alguns fabricantes recomendem que você também leve em consideração seu estilo e hábitos de direção.

Por exemplo, se seu carro é relativamente novo e você geralmente dirige 20 minutos ou mais em velocidades constantes (em vez de trânsito parado e andando o tempo todo), você é um candidato ideal para aumentar o tempo entre as trocas de óleo. No entanto, se seu carro é mais antigo, é melhor seguir o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante.

Troca a cada 16.000 quilômetros
Se o fabricante do seu carro recomenda óleo sintético, ou se você decide fazer a mudança, você pode rodar até 16.000 quilômetros ou mais entre as trocas de óleo. Embora o óleo sintético seja muito mais caro do que o óleo comum, ele tem mais benefícios. Ele tem um desempenho melhor do que o óleo regular e é mais amigável ao meio ambiente.

No entanto, as opiniões divergem sobre se a atualização vale a pena. Embora alguns especialistas sugiram fazê-lo na maioria das circunstâncias, geralmente, você não deve mudar para o sintético se seu carro não precisar dele. Se você frequentemente reboca cargas pesadas, o óleo sintético pode ajudar a aliviar a tensão extra no motor do seu carro.

Se você possui um modelo conhecido por ser propenso a problemas de resíduos (ou seja, quando o motor fica entupido com o resíduo de óleo degradado), o óleo sintético pode ajudar a aliviar esses problemas e prolongar a vida útil do motor.

O que as luzes do painel significam
É melhor acompanhar a quilometragem que você dirige entre as trocas de óleo, embora os carros mais novos facilitem isso com um indicador no painel que avisa quando é hora de ir à oficina, como parte do que é chamado de sistema de monitoramento da vida útil do óleo.

Esses sistemas rastreiam sua quilometragem e também usam dados da sua condução, analisados pelo computador do carro, para determinar quando o carro precisa de uma troca de óleo. Quando a luz acende, é melhor trocar o óleo o mais rápido possível, mas não é necessariamente urgente.

Se o seu carro tem um sistema de monitoramento da vida útil do óleo, observe que essa luz é diferente da luz de pressão do óleo, que acende no painel se o óleo do carro não estiver fluindo corretamente devido ao nível baixo, uma falha na bomba de óleo, um vazamento no sistema ou algum outro problema. Aprenda a diferença entre as duas luzes do painel, porque, se a luz de pressão do óleo acender, você precisa parar de dirigir o mais rápido possível para evitar danos ao motor.

Verifique o óleo regularmente
Crie o hábito de verificar o óleo pelo menos uma vez por mês para garantir que seu carro não esteja vazando ou queimando óleo. Se o nível estiver baixo, adicione óleo. Um óleo em bom estado deve ter uma cor marrom-escura transparente, embora a cor não seja o único indicador da vida útil do óleo.

Se o óleo estiver turvo ou opaco, pode ser hora de trocá-lo, e se estiver leitoso, o motor pode estar vazando líquido de arrefecimento. No entanto, se o seu carro tiver um dos sistemas de monitoramento de óleo mencionados anteriormente, pode não ter uma vareta para verificar o óleo.

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