Nos anos desde que George Lucas nos deu mais uma trilogia com as prequelas de Star Wars, inúmeras histórias exploraram o período sombrio que se encaixa entre o Episódio III e o Episódio IV na linha do tempo da franquia. Se estamos falando de Solo: Uma História Star Wars, Star Wars Rebels, ou Jedi: Fallen Order, claramente ainda há um apetite por histórias ambientada naquela época em que a esperança estava em falta. No próximo mês, Obi-Wan Kenobi, da Disney+, se juntará às suas fileiras.
Esta é uma matéria do portal SYFY
A nova série, estrelada por Ewan McGregor como o título Jedi, pode parecer ter uma configuração bastante previsível devido ao seu lugar na linha do tempo geral. Obi-Wan, ainda esperto da derrota da Ordem Jedi no final de A Vingança dos Sith, é empurrado para uma nova aventura enquanto se esconde em Tatooine, enquanto ele está vigiando um jovem Luke Skywalker e sonhando com o dia em que os Jedi podem se levantar novamente. Há notas de familiaridade com essa premissa, e coisas como Rebeldes e os quadrinhos de Star Wars da Marvel já nos deram vislumbres do exílio tatooine de Kenobi, mas joby Harold, escritor de Obi-Wan Kenobi, promete que, quando se trata do novo arco do personagem, não se trata apenas do familiar.
“Dentro desse ambiente e daquela galáxia, sua fé é testada”, disse Harold ao Entertainment Weekly. “E ele vai em uma jornada que lhe permite viajar daquele personagem que vimos na última das prequelas, onde [McGregor] realmente sentiu que estava encarnando Obi-Wan Kenobi em um grau extraordinário, e termina com ele como o artigo mais acabado que Sir Alec Guinness deu ao mundo em Uma Nova Esperança. E assim, neste momento muito específico na história de Star Wars, quando os Jedi estão fugindo, nós podemos tipo de ficar ao lado e assistir Obi-Wan como ele corre a luva e tem que sobreviver a uma experiência bastante extraordinária.”
Essa transformação vem durante um período que qualquer fã de Star Wars de longa data reconhecerá como uma era muito sombria. Os poucos Jedi que são deixados na galáxia estão escondidos ou em fuga, e Darth Vader (Hayden Christensen reprisando seu papel prequel) e seus Inquisidores Sith estão caçando violentamente aqueles que ainda são azarados o suficiente para serem encontrados. Adicione a isso a ascensão sempre presente do Império e o aperto de seu aperto em torno da galáxia, e é fácil pensar que você sabe o que está por vir, particularmente quando o passado de Obi-Wan é levado em consideração. Sabemos o que ele viu, o que suportou e o que sobreviveu. A chave para a nova série, de acordo com Harold, é saber disso, e depois crescer além dela.
“Obi-Wan é definido por seu passado em um grau muito grande”, disse Harold. “Quero dizer, Obi-Wan e Anakin [Hayden Christensen] compartilham tanto tempo de tela juntos. Eles estão tão perto que tudo o que ele experimentou e tudo o que aconteceu com Anakin não pode deixar de defini-lo. E conhecemos um homem que é muito definido por essa história, quer ele queira ser ou não.
“Parte da jornada do que ele passa é conciliar esse passado e vir entendê-lo e vir a entender seu lugar nele. E essa jornada e os lugares que ele tem que ir emocionalmente, bem como fisicamente, e algumas dessas batalhas que ele tem que lutar, têm muito a ver com enfrentar esse passado e entender quem ele era, sua parte em sua própria história, na história dos outros.”
Obi-Wan confronta seu passado quando Obi-Wan Kenobi chegar ao Disney+ em 27 de maio.