Os mosquitos são um dos insetos mais chatos do planeta, não apenas pelo zumzum. Como se não bastasse zumbir perto do ouvido e deixar caroços vermelhos que coçam incansavelmente no local da picada, os mosquitos podem trazer uma série de doenças infecciosas, um risco total à saúde.
No Brasil, a dengue vem se propagando em todo o país, principalmente a hemorrágica, até mesmo no sul, onde o clima é mais frio, os números aumentaram nos últimos anos, de dois de janeiro a sete de maio de 2022 os dados da saúde são alarmantes, foram 757 mil infecções.
O vírus do Nilo Ocidental – de longe a doença transmitida por mosquitos mais comum nos Estados Unidos – afligiu quase 2.700 pessoas desde 2003, de acordo com dados dos Centros de Controle de Doenças, e os números totais são provavelmente muito maiores. As informações são do portal Relatório do Consumidor.
Livrar-se dos mosquitos requer uma abordagem multifacetada. Primeiro, mantenha os mosquitos longe do seu quintal. Isso não apenas tornará o tempo ao ar livre mais confortável, mas também ajudará a minimizar as chances de mosquitos entrarem em sua casa. Em segundo lugar, use um repelente de mosquitos seguro e eficaz. Afinal, controlar a população maior requer esforços direcionados. Mesmo se você se livrar dos mosquitos em seu próprio quintal, o do seu vizinho pode ser um terreno fértil, explica Jody Gangloff-Kaufmann, entomologista e coordenadora do Programa de Manejo Integrado de Pragas do Estado de Nova York da Universidade de Cornell.
E faça o que fizer, você também diminuirá o risco de ser picado quando evitar sair de casa nos horários de alimentação – que é o amanhecer e o anoitecer para o mosquito doméstico do norte, a variedade mais comum na maior parte dos EUA.
Para descobrir como se livrar dos mosquitos no quintal, pedimos a Gangloff-Kaufmann conselhos apoiados pela ciência. Também realizamos extensos testes em seres humanos em nossos laboratórios para encontrar os melhores repelentes de mosquitos para proteger você e sua família. Aqui está o que aprendemos.
- Instale barreiras à prova de insetos
Gangloff-Kaufmann aconselha o uso de telas de malha fina em todas as janelas e portas abertas. Isso permite que as brisas cruzadas entrem em sua casa, mas as aberturas das telas são muito pequenas para os mosquitos penetrarem. Considere a triagem em sua varanda também. “As telas são simplesmente o melhor dispositivo de controle de mosquitos que você pode encontrar”, diz ela. “Eles eram uma das formas originais de controle de pragas em casa e por boas razões.”
Se você já tiver telas, verifique as vedações nas bordas e use um kit de remendo para reparar qualquer rasgo para manter os mosquitos afastados.
- Elimine a Água Parada
“As larvas de mosquitos se desenvolvem na água”, diz Gangloff-Kaufmann, “e podem fazê-lo até mesmo na pequena quantidade de água que caberia em uma tampa de garrafa”.
Portanto, para se livrar dos mosquitos em seu quintal, é imperativo esvaziar os brinquedos aquáticos ao ar livre e remover os carrinhos de mão e outros equipamentos ao ar livre que podem pegar água após uma chuva. Mantenha suas calhas e linhas de drenagem livres de detritos – folhas e galhos entupidos podem fazer com que a água se acumule.
Em apenas quatro dias, os ovos postos na água amadurecem em ninfas. Portanto, se chover na segunda-feira, não espere até o fim de semana para se livrar da água parada. Até lá será tarde demais.
- Mantenha seu quintal limpo
Use um cortador de grama, um aparador de barbante ou até mesmo uma motosserra para cortar grama alta, arbustos e galhos de árvores.
“Em dias quentes, os mosquitos preferem locais mais frios à sombra”, diz Gangloff-Kaufmann.
Ao minimizar qualquer grama alta ou galhos que projetam sombras em seu quintal, você torna o habitat imediatamente ao redor de sua casa muito menos atraente para os mosquitos.
Deixar mais sol também ajuda a secar as manchas molhadas. Se o seu gramado tiver terreno irregular ou torrões, encha-os com terra e plante sementes de grama. Deixados sozinhos, quaisquer mergulhos coletarão água durante cada chuva e fornecerão um potencial terreno fértil.
O cortador de grama, o aparador de cordas e a motosserra abaixo são os modelos com melhor pontuação nos testes da CR.
- Use ventiladores, mesmo ao ar livre
A CR testou três métodos para controlar a atividade do mosquito em uma grande área: velas de citronela, um ventilador de pedestal oscilante e um difusor de área movido a bateria que emitia geraniol, um repelente natural derivado de plantas. Descobrimos que o ventilador era muito mais eficaz do que as velas de citronela ou o difusor de geraniol.
Na verdade, nossos testes mostraram que o ventilador reduziu a aterrissagem de mosquitos em 45 a 65 por cento para as pessoas sentadas nas proximidades.
“Há uma razão pela qual você vê fãs de varanda em áreas ricas em mosquitos, como os trópicos”, diz Gangloff-Kaufmann.
Ela diz que enquanto um ventilador torna mais difícil para os mosquitos voarem contra a brisa constante, ele também ajuda a dispersar o dióxido de carbono que emitimos quando respiramos – uma coisa boa porque os mosquitos usam o dióxido de carbono como um guia para encontrar humanos quando estão procurando se alimentar.
- Vista-se adequadamente
Para evitar que os mosquitos mordam, use mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados. Isso é especialmente importante quando você está ao ar livre por um longo período de tempo. Também é aconselhável evitar roupas apertadas, porque os mosquitos podem penetrá-las. Esqueça roupas de cores escuras e produtos perfumados também, porque eles atraem mosquitos. - Use um repelente de mosquitos eficaz
Uma estratégia importante para manter os mosquitos longe do seu corpo é borrifar um bom repelente de mosquitos na pele exposta e em suas roupas (mas não sob elas).