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domingo, dezembro 22, 2024
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Netflix perdeu menos assinantes do que o previsto e espera recuperá-los rapidamente.

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A Netflix Inc. perdeu metade do número de assinantes que se temia no segundo trimestre e espera aumentar ainda mais no trimestre atual, ajudando as ações a disparar mais nas negociações após o expediente de terça-feira.

Netflix NFLX, +5,61% reportou uma perda líquida de 970.000 assinantes pagos no segundo trimestre, enquanto analistas em média previam uma redução de 2 milhões de adições líquidas, de acordo com a FactSet. A Netflix disse a Wall Street que esperava que 2 milhões de assinantes saíssem há três meses, enquanto relatava seu primeiro declínio de assinantes em mais de uma década e uma perda de receita. Informações do portal market watch.

Em uma carta aos acionistas, os executivos da Netflix disseram que esperam 1 milhão de novos assinantes no terceiro trimestre, com previsão de receita de US$ 7,84 bilhões, ante US$ 7,48 bilhões um ano atrás. Analistas, em média, estimavam uma receita de US$ 8,09 bilhões e um ganho líquido de assinantes de US$ 1,4 milhão para o terceiro trimestre, segundo a FactSet.

As ações subiram mais de 8% nas negociações após o expediente após a divulgação dos resultados, após fechar com um aumento de 5,6% em US$ 201,63.

A Netflix lançou alguns passos para reverter as perdas de assinantes: programou “Stranger Things” em uma temporada dividida em trimestres para reter mais membros e está em parceria com a Microsoft Corp. MSFT, +2,08% para trazer uma plataforma mais barata e suportada por anúncios ao serviço no início de 2023 com a maior parte de seu conteúdo intacto. Em um post no blog na segunda-feira, a Netflix disse que planeja fazer com que os clientes em vários mercados latino-americanos paguem mais se quiserem adicionar casas adicionais às suas contas em um movimento para reprimir contas compartilhadas.

“Se uma coisa se destacou, foi ‘Stranger Things’”, disse o co-presidente executivo da Netflix, Reed Hastings, em uma videochamada na terça-feira. “Nossa empolgação foi temperada por resultados menos ruins.” [Nas primeiras quatro semanas da quarta temporada, “Stranger Things” gerou 1,3 bilhão de horas vistas, tornando-se o maior programa em inglês da empresa.]

“Essas iniciativas – compartilhamento pago e publicidade – introduzem alguma complexidade adicional, mas nossa abordagem sempre foi manter nosso modelo de negócios o mais simples possível dentro do contexto de nossos objetivos de crescimento”, escreveram executivos da Netflix em carta aos acionistas na terça-feira. “Nessa linha, essas iniciativas são semelhantes à expansão para originais, lançando nosso serviço em todo o mundo e construindo nosso próprio estúdio, cada um dos quais também aumentou a complexidade, mas são extensões naturais destinadas a aprimorar nossos negócios existentes”.

Ainda não está claro, no entanto, quanto impacto uma opção de publicidade terá nos resultados da Netflix, dizem analistas. “Dada a demanda das marcas, o produto de publicidade [da Netflix] provavelmente aumentará [a receita média por usuário] eventualmente. Mas ainda não há evidências de que isso diminua as desativações ou traga significativamente mais assinantes”, disse Ross Benes, da Insider Intelligence.

A Netflix também anunciou na terça-feira a aquisição do estúdio de animação Animal Logic, para ajudá-lo a “acelerar o desenvolvimento de nossas capacidades de produção de animação e reforçar nosso compromisso de construir um estúdio de animação de classe mundial”, disse a Netflix na carta e em um comunicado separado. O jogo é uma área onde a empresa vê ampla oportunidade de ganhar assinantes.

A desaceleração da gigante do streaming de vídeo após um surto impulsionado pela pandemia apenas intensificou a pressão dos serviços de streaming rivais na Walt Disney Co. DIS, +4,09%, Apple Inc. AAPL, +2,67%, Amazon.com Inc. AMZN, +3,91% , Warner Bros. Discovery Inc. WBD, +2,67%, Comcast Corp. CMCSA, +1,90% e Paramount Global PARA, +2,16%.

Os problemas de assinatura da Netflix são em grande parte resultado de sua decisão de aumentar os preços este ano, de acordo com uma pesquisa de satisfação de streaming da empresa de entretenimento tecnológico Whip Media com quase 2.500 entrevistados dos EUA. A HBO Max liderou o setor em satisfação do cliente, com 94% dos entrevistados dizendo que estavam “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o serviço. A Netflix, que ficou em segundo lugar em 2021, caiu para o quarto lugar este ano com 80%, atrás do Disney+ (88%) e Hulu (87%).

“Este é um momento crucial para a Netflix. A concorrência está se aproximando e, de certa forma, superando o gigante antes intocável. Os consumidores preocupados com o preço agora têm outras opções para satisfazer suas necessidades de entretenimento de streaming”, disse o diretor de pesquisa da Forrester, Mike Proulx.

A Netflix anunciou lucro no segundo trimestre de US$ 1,6 bilhão, ou US$ 3,20 por ação, acima dos US$ 2,97 por ação do ano anterior. A receita da Netflix aumentou para US$ 7,97 bilhões no trimestre, ante US$ 7,34 bilhões no mesmo período do ano passado, mas não atingiu as expectativas. Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro de US$ 2,95 por ação sobre vendas de US$ 8,03 bilhões, estimativas que caíram nas últimas semanas.

A Netflix perdeu a receita no segundo trimestre e sua orientação de receita para o terceiro trimestre, que projeta o primeiro declínio sequencial de receita da empresa em uma década. Executivos apontaram para o dólar mais forte e disseram que começariam a oferecer alguns números com base em uma taxa de câmbio estável estabelecida no início de cada ano.

A Netflix, que planeja gastar US$ 17 bilhões em conteúdo este ano, espera permanecer no mesmo “código postal” em 2023 e além, disse o diretor financeiro da empresa, Spencer Neumann, na videochamada.

O ritmo constante de notícias de assinatura decepcionantes derrubou as ações da Netflix, que caíram 66% até agora este ano, enquanto o índice mais amplo do S&P 500 SPX, +2,76%, caiu 17%.

A Netflix “ainda é o rei do streaming, mas para continuar liderando, eles não podem se concentrar apenas na aquisição de assinantes. Eles precisam se concentrar em manter seus assinantes atuais voltando”, disse Tien Tzuo, executivo-chefe da plataforma de gerenciamento de assinaturas baseada em nuvem Zuora Inc. ZUO, +2,22%. “Além de mais programas, a Netflix deveria repensar a farra, oferecer planos anuais e desagregar seu conteúdo para criar ofertas menores, mais baratas e sem anúncios.”

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