24.6 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioTecnologiaA IA pode destruir o mundo, não como você...

A IA pode destruir o mundo, não como você imagina

spot_img

O ChatGPT, um divertido chatbot de IA que pode ajudá-lo a escrever um ensaio, encontrar a casa dos seus sonhos ou, uh, criar malware prejudicial, é adorado por todos. Não importa como você se sente sobre a IA tagarela que todo mundo adora na internet, você não pode negar que ela continuará a permear todas as facetas de nossa sociedade cada vez mais digital.

O “Padrinho da IA”, Geoffrey Hinton, e o fundador da OpenAI, Sam Altman, se manifestaram contra os perigos da IA, afirmando que “a intervenção regulatória dos governos será fundamental para mitigar os riscos” de modelos avançados de IA em uma audiência no Senado dos EUA.

Há um grande problema com a atual explosão da tecnologia de IA que quase ninguém parece estar discutindo. Para que modelos de IA como o ChatGPT funcionem, eles devem ser “treinados”, o que requer três coisas: muito hardware, muita eletricidade e muitos dados de treinamento.

A IA tem um impacto imenso no meio ambiente. Isso não era verdade até recentemente, quando o ChatGPT foi disponibilizado ao público, o que levou a uma enxurrada de concorrentes como o Google Bard e a um interesse crescente em IA generativa em vários campos de negócios. Tanto as emissões da indústria de IA quanto seu boom coincidiram.

Você sabia que uma pesquisa no Google gera cerca de 0,2 gramas de dióxido de carbono? Toda vez que você pesquisa por “comida chinesa perto de mim”, o Google não libera nem um traço de dióxido de carbono na atmosfera. É baseado em quanta eletricidade as pesquisas do Google consomem; utilizar mecanismos de busca requer uma pequena quantidade de recursos na internet, enquanto twittar requer apenas um décimo disso em 0,02g.

Fazendo uma pergunta a um bot de inteligência artificial generativo como o ChatGPT? Isso pode causar até cinco vezes mais dióxido de carbono a ser liberado. Então, digamos que seja um grama de CO2 para cada consulta. As estimativas variam de 100 milhões a um bilhão de respostas individuais, mas a OpenAI não forneceu números oficiais sobre o número de consultas que o ChatGPT realiza todos os dias.

Portanto, emissões diárias de CO2 podem chegar até um milhão de quilos. Isso se baseia na quantidade de eletricidade necessária para operar um modelo de IA com uma linguagem ampla como o ChatGPT. A criação e treinamento de modelos de IA também resulta em emissões; O treinamento de um modelo de IA pode resultar na emissão de tanto dióxido de carbono (CO2) ao longo de sua vida útil quanto cinco automóveis convencionais.

Devemos ter em mente que treinar e operar essas IAs também requer uma boa quantidade de hardware físico. A AMD está se unindo à Microsoft para ingressar na corrida armamentista de IA, e a Nvidia, líder do setor, já se comprometeu com o desenvolvimento de IA.

Empresas como a Nvidia estão se afastando dos clientes criativos e de jogos para vender para desenvolvedores de IA, e isso tem efeitos óbvios para os consumidores. No entanto, também é importante pensar sobre o impacto que a fabricação de componentes como as melhores placas gráficas tem no mundo. Metais específicos de terras raras são usados na construção desses produtos, e os poços de mineração de terras raras usados para coletá-los podem ter efeitos devastadores no meio ambiente.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui