Entre 1993 e 2010, a quantidade de água subterrânea que os humanos bombearam do interior do planeta fez com que a inclinação do planeta mudasse em 80 centímetros.
Durante esse tempo, os humanos retiraram 2.150 gigatoneladas de água dos reservatórios naturais da crosta terrestre. A superfície do oceano aumentaria 6 milímetros se tal volume fosse derramado nele. O eixo do planeta, em torno do qual ele gira, mudou como resultado da enorme quantidade de água que foi movida, pelo que conta um novo estudo.
Esta conclusão foi alcançada modelando as mudanças no pólo rotacional da Terra, que é o ponto em que o eixo imaginário do planeta se projetaria da superfície se fosse uma coisa real. O eixo de rotação corta vários locais na crosta do planeta em vários momentos porque o pólo de rotação não é o mesmo que os pólos norte e sul geográficos e, na verdade, muda com o tempo.
Desde 2016, os cientistas sabem que processos relacionados ao clima, como o degelo de icebergs e a redistribuição da massa de água aprisionada neles, afetam o polo rotacional. No entanto, as observações não foram completamente correspondidas pelos resultados até que os pesquisadores incluíram a água bombeada em seus modelos. Sem a água subterrânea desviada, o modelo estava errado em 78,5 centímetros.
O geofísico Ki-Weon Seo disse em um comunicado: “O pólo rotacional da Terra realmente muda muito”. De acordo com nossa pesquisa, “a redistribuição das águas subterrâneas realmente tem o maior impacto na deriva do pólo rotacional” entre as causas relacionadas ao clima”.
Os cientistas agora se perguntam se as mudanças rotacionais dos pólos poderiam contribuir para a mudança climática a longo prazo, porque a inclinação do eixo da Terra pode afetar o clima sazonal na superfície do planeta.
Seo afirmou: “As variações em escala continental no armazenamento de água podem ser compreendidas observando as mudanças no pólo rotacional da Terra”. Dados sobre o movimento polar estão disponíveis desde o final do século XIX. Portanto, podemos utilizar esses dados para compreender as mudanças no armazenamento de água continental nos últimos cem anos. O aquecimento do clima provocou alguma alteração no regime hidrológico? A solução pode estar no movimento polar.”
A cada ano, o pólo rotacional da Terra se move vários metros em geral. A localização dos reservatórios de água subterrânea drenados determina o quanto eles contribuem para essa mudança. Segundo o estudo, a inclinação do planeta é afetada principalmente pela água removida das latitudes médias.
Portanto, controlar como as águas subterrâneas se movem ao redor do mundo pode ajudar a reduzir as mudanças de rotação dos pólos e seus efeitos potenciais no clima.